DA TEORIA À PRÁTICA: ARQUITETURA E URBANISMO TRANSFORMANDO AMBIENTES DE LAZER ESCOLAR

Amanda Cristina de Macedo

Espaço de lazer revitalizado no Colégio Cívico Militar Manoel A. Guimarães, em Curitiba

Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tuiuti do Paraná realizaram a vistoria técnica do projeto de extensão no Colégio Cívico Militar Manoel A. Guimarães, localizado no bairro Mercês, em Curitiba. A iniciativa teve como objetivo transformar os pátios da escola em espaços de lazer, proporcionando aos alunos um ambiente mais acolhedor e funcional.

O projeto teve início em maio de 2024, após o contato do CESMAG (Colégio Cívico Militar Manoel A. Guimarães) com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Tuiuti (EMAU), que elaborou soluções simples e acessíveis, sendo a execução das obras de responsabilidade da escola.

Alunos, professores e diretora em frente ao bicicletário do CESMAG

Os alunos desenvolveram propostas que incluíram a criação de bancos com canteiros para plantio de árvores nativas no pátio central, além de bicicletário e mesas com bancos para atividades como contação de histórias e refeições, nos pátios laterais.

Alunos no pátio revitalizado

Segundo Lilian da Silva Rocha, diretora-geral da instituição, a transformação dos espaços vai além da estética, impactando diretamente o sentimento de pertencimento dos alunos. “A escola não é só a sala de aula. Existem outros espaços voltados para o sentimento de pertencimento dos alunos. Quando eles veem o espaço bonito, percebem que alguém está cuidando deles. Isso é fundamental para a construção da identidade e do conhecimento deles como seres humanos”, afirmou Lilian.

Letícia Marques de Oliveira, aluna do 6º período de Arquitetura, destacou a importância da experiência prática: “A experiência foi muito positiva. Acredito que conseguimos atender o que a escola desejava: oferecer um espaço mais confortável para os alunos”, comentou.

Para Bruno Barbosa Zappelli Junior, do 4º período de Arquitetura, o projeto trouxe novos desafios. “Normalmente, trabalho com projetos de interiores, então, projetar um banco e pensar em espaços de convivência foi uma experiência diferente e enriquecedora”, relatou Bruno.

A equipe em um dos bancos projetados com canteiros onde já foram plantadas as primeiras mudas.

A coordenadora da graduação, Luciana de Carvalho Marques, ressaltou os benefícios do projeto para ambas as partes. “O projeto tem dois papéis fundamentais: oferecer à comunidade uma área de lazer planejada e proporcionar aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo a oportunidade de vivenciar a prática da profissão, lidando diretamente com os clientes e materializando suas ideias”, afirmou.

Além de Luciana, o projeto contou com a supervisão do professor Antonio Carlos Kovaleski.

A iniciativa reforça o compromisso da Universidade Tuiuti em promover a interação entre os alunos e a comunidade, preparando-os para os desafios da profissão na prática.

Imagens do projeto desenvolvido no EMAU.