Acesse o conteúdo
Conheça a Tuiuti

A Universidade Tuiuti ao longo dos anos

1951

O professor Sydnei Lima Santos inicia sua jornada na educação ministrando aulas de português e matemática.

1958

O prof. Sydnei e o prof. Waldyr Jansen, fundam o curso preparatório para admissão no colégio Militar.

1967

Criação do Colégio Tuiuti de Ensino Fundamental e Médio. O nome foi em homenagem a Batalha do Tuiuti.

1969

É criada a Escola Normal Colegial.

1972

São aprovadas 26 habilitações, sendo 11 técnicas.

1973

Aprovado projeto de implantação do Ensino Supletivo de 1º e 2º Graus. O MEC autoriza a realização do primeiro vestibular para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti, com os cursos de Pedagogia, Psicologia e Letras.

1976

Autorizada a Faculdade de Reabilitação Tuiuti, com os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

1980

É fundado o CRESA – Centro de Reabilitação Sydnei Antonio.

1981

A Tuiuti transforma-se em Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti (FISET), criando oito novos cursos.

1988

O Professor SYDNEY LIMA SANTOS, recebe o título de Cidadão Honorário de Curitiba.

1990

Criados os cursos de Processamento de Dados, Odontologia e, no ano seguinte, o curso de Direito.

1997

A Tuiuti é credenciada como Universidade e o Prof. Sydnei Lima Santos toma possa como reitor. Criado o CEPPE – Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Criado o Mestrado de DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO, com avaliação pela CAPES com Nota 4.

1999

Criado o Mestrado em COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS, com avaliação pela CAPES com Nota 5. Criado o Mestrado em EDUCAÇÃO, com avaliação pela CAPES com Nota 5.

2000

É realizada a 1ª Semana da Promoção Humana, em que os professores e alunos da UTP se colocam a serviço da população.

2001

Faleceu SYDNEI LIMA SANTOS, reitor e fundador da Universidade Tuiuti do Paraná. Em seu lugar, assume o Prof. Luiz Guilherme Rangel Santos, filho do fundador.

2002

Criada a PROPPE – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com oferta de programas de mestrado e doutorado.

2007

Criado o Doutorado em DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO, com avaliação pela CAPES com Nota 4.

2008

Um incêndio destrói a sede da Universidade Tuiuti, no Campus Champagnat.

2010

Criado o Doutorado em COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS, com avaliação pela CAPES com Nota 5. Criado o Doutorado em EDUCAÇÃO, com avaliação pela CAPES com Nota 5.

2011

Criado o Mestrado em PSICOLOGIA (hoje PSICOLOGIA FORENSE) com avaliação pela CAPES com Nota 3.

2019

A Universidade Tuiuti fica entre as 10 melhores do Brasil e, em primeiro lugar em Curitiba, segundo o ranking do MEC. O MEC autoriza os cursos à distância da Universidade Tuiuti.

2020

Mais uma vez destacada entre as 10 melhores pelo ranqueamento do MEC. Segundo o ranking do MEC.

2021

O professor João Henrique Faryniuk é empossado como Reitor da Universidade Tuiuti do Paraná.

2022

A Universidade Tuiuti abre mais dois polos de EAD. E passa a ofertar 10 cursos técnicos profissionalizantes- TUIUTITEC.

Missão

Possibilitar a PROMOÇÃO HUMANA por intermédio da produção e da transmissão do conhecimento, pelo fomento à cultura e ao progresso científico para assim contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

Visão

Ser reconhecida no Paraná como uma Universidade de excelência no ensino, pesquisa, extensão e relacionamento humano.

Valores

Norteada pelo princípio da Promoção Humana, a UTP entende como seus valores:

  • Valorização e respeito às pessoas: Cultivar o respeito pelas pessoas possibilitando o reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos.
  • Responsabilidade social: Participar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, em particular do estado do Paraná, contribuindo com a sustentabilidade, a empregabilidade, a formação humana e profissional, a cidadania, o empreendedorismo, a inovação e o atendimento à comunidade.
  • Inovação: Fomentar a cultura da inovação por meio de práticas pedagógicas inovadoras, aprendizagens ativas e a utilização de tecnologias em educação, possibilitando soluções para o bem estar da sociedade.
  • Aprendizagem contínua: Formação integral do ser humano por meio de metodologias baseadas nos princípios da interdisciplinaridade, desenvolvimento de competências, relação teoria-prática e autonomia discente, fortalecendo a formação continuada para produção e divulgação do conhecimento.
Missão, Visão e Valores
Palavra do Reitor

Palavra do Reitor

A história da Universidade Tuiuti ao longo dos mais de 60 anos é uma história de orgulho, superação e evolução. O resultado está aqui, pautado no sonho de, em futuro próximo, ser o gerador de soluções inovadoras para uma sociedade com formação educacional mais justa, o que será possível com o esforço de cada um e, desta forma mantermos essa grande instituição, compartilhando sonhos e ações para o desenvolvimento pleno da nossa educação.

A Universidade, que nasceu com a filosofia da Promoção Humana, ao longo de toda a existência investiu e investe, cada vez mais, em programas que cumprem um importante papel na comunidade e o compromisso com uma formação que contempla as dimensões pessoal, profissional e social e permite a ampliação dos conhecimentos, a visão crítica, ética e solidária comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Com a missão de possibilitar a Promoção Humana por intermédio da produção e da transmissão do conhecimento, pelo fomento à cultura e ao progresso científico para assim contribuir para o desenvolvimento da humanidade, a Universidade Tuiuti do Paraná foi fundada em 1958 pelo oficial da arma da Infantaria, professor e educador, Sydnei Lima Santos, quando iniciou o Curso Tuiuti.

Ao longo de muitos anos de dedicação e amor a educação, o Coronel Sydnei, como era carinhosamente chamado pelos corredores, foi aumentado o seu legado. Primeiro, em 1973, com a primeira unidade de Ensino Superior, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Na sequência, em 1981, foram criados os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional e logo na sequência Processamento de Dados, Odontologia e Direito. Foi em 1997, que Sydnei Lima Santos tornou-se o primeiro Reitor negro do Brasil, quando por meio de um decreto presidencial, criou-se a Universidade Tuiuti do Paraná. Nossa qualidade, referendada pelo MEC e pela CAPES, nos coloca entre as melhores Universidades particulares com fins lucrativos do Brasil. Fruto do excelente trabalho realizado pela comunidade docente e técnica-administrativa, de uma gestão orientada para a inovação e excelência e do empenho dos nossos estudantes.

Com a criação do CORII (Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais) da Universidade Tuiuti do Paraná, em 2019, ampliamos as possibilidades dos nossos estudantes da Graduação, Lato Sensu e dos programas de Stricto Sensu realizarem intercâmbios e em alguns casos, a conquista da dupla certificação. Atualmente, a IES possui convênios com Universidades renomadas em mais de 10 países pelo mundo. A atuação do CORII também enriquece os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade.

Nosso compromisso tem sido com uma formação consistente e comprometida com a sociedade, pois acreditamos que o mundo não evolui individualmente.

Compreendemos a Universidade como um bem público, que contribui para o desenvolvimento econômico, social e intelectual da comunidade.

E nesta trajetória de mais de 65 anos de história na educação, a Tuiuti tem se consolidado em uma Universidade de excelência no ensino, pesquisa, extensão e relacionamento humano.

Forte abraço!
Juntos somos mais fortes!!