Dedicamos uma boa parte da vida e dos nossos esforços a uma carreira, até que chega um momento em que percebemos que aquilo não é exatamente o que gostaríamos de fazer pelos próximos anos, mas essa não precisa ser uma situação de desespero.
Se você se vê nessa situação/se isso lhe parece familiar, saiba que isso é normal, que pode acontecer com qualquer pessoa e que é preciso ter calma, pois talvez tenha chegado a hora de fazer uma segunda graduação.
E vale a pena destacar que mudar de carreira não significa o fim, mas sim um novo começo, novos desafios e muitas outras possibilidades: mais conhecimento e um novo emprego. Enfim, uma guinada completa tanto na vida profissional quanto na vida pessoal!
Por outro lado, sabe-se o quanto, na maioria das vezes, é difícil concluir uma única graduação, imagina então uma segunda? São muitos os fatores envolvidos: vencer o medo da mudança, arcar com os custos das mensalidades, conciliar com o trabalho e até mesmo com a família.
No entanto, se você busca algo que realmente lhe traga satisfação e novas perspectivas de trabalho, é preciso vencer essas barreiras para seguir em frente. Assim, seja para fazer uma segunda licenciatura ou um bacharelado, contar com um bom planejamento pode facilitar o processo.
Por isso, ao longo do artigo você vai encontrar algumas dicas para se planejar, entre outras informações super úteis.
Como planejar o ingresso em uma segunda graduação?
Se você percebeu que chegou a hora de partir para uma segunda graduação, pesquise bastante sobre os cursos que lhe são de maior interesse, reunindo informações sobre o que se estuda, mercado de trabalho e áreas de atuação.
Tenha uma reserva de dinheiro
Para dar início a segunda graduação, é importante que você tenha uma reserva de dinheiro para o caso de ocorrer algum imprevisto como perda ou troca de emprego, mensalidades e trabalhos acadêmicos, entre outros.
Gestão de tempo
Ao tomar esse tipo de decisão, provavelmente, você terá que conciliar os estudos com o emprego e, em alguns casos, com a família. Por isso, é importante que você tenha uma agenda e organize as tarefas do dia a dia da melhor maneira possível. Além, é claro, de conversar com as pessoas mais próximas sobre a sua nova rotina.
Veja também
- 3 Cursos para investir na graduação e ser bem-sucedido
- Vida profissional: quando a segunda graduação é sua melhor opção
Conheça a universidade
É de grande importância que você esteja bem informado sobre a qualidade de ensino da universidade que você deseja estudar e também sobre as formas de ingresso, uma vez que em várias situações é possível fazer o aproveitamento das matérias e ingressar como portador de diploma.
Na Universidade Tuiuti, por exemplo, o vestibular não é necessário para fazer a 2ª graduação e ainda é possível obter 100% de desconto na primeira mensalidade do curso.
Para finalizar, é preciso dizer que independente do curso que você queira realizar na sua segunda graduação, é indispensável que pesquise bastante e esteja certo de que é a melhor decisão a seguir, pois mudanças são sempre bem-vindas, mas devem ser realizadas com cautela.