O jornalismo é hoje uma das profissões mais desafiadoras e instigantes que existem. O setor de comunicação é uma das áreas que mais passa por mudanças e transformações e as chances são de que isso nunca mude.
Os avanços tecnológicos fazem com que a cada dia surjam novos modos de fazer para a profissão, que se mantém em constante atualização. Smartphones multimídia, transmissões ao vivo e gravações em aparelhos minúsculos e sofisticados (como os drones), mídias cada vez mais sociais, são inúmeros os novos gadgets utilizados para produzir conteúdos.
Se interessou em saber mais? Fique de olho nas dicas sobre carreira e mercado de trabalho para jornalistas.
O Curso de Jornalismo: exigências da profissão
Ainda nos dias de hoje, em que a internet se tornou fonte infindável de informações e conhecimentos variados, fazer um bom curso é um diferencial de valor e uma das exigências para todos os que almejam uma carreira impecável e promissora.
Entretanto, a exigência não é somente relacionada ao ensino de conteúdos técnicos que precisam ser aprendidos e postos em prática, mas principalmente no que diz respeito à ética do profissional.
A faculdade de jornalismo vale a pena?
O profissional que a faculdade irá formar será responsável por produzir, editar e publicar informações diariamente e essa será uma das experiências mais recompensadoras se o curso for levado a sério e com entusiasmo.
A faculdade será um importante ponto de partida para inúmeras oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira.
Veja também:
- Publicidade ou Jornalismo: entenda as diferenças e faça sua escolha!
- Qual é o futuro do jornalismo?
- Gosta de ler e escrever? Conheça X faculdades que você pode fazer!
As áreas de atuação para o profissional em jornalismo
A área permite e exige a constante mudança e atualização dos profissionais, então as transformações e renovações serão um diferencial para o profissional.
As suas principais áreas de atuação são: assessoria de imprensa, produção de conteúdo digital, redator para blogs e sites especializados, jornalismo empresarial e/ou institucional, fotojornalismo, reportagens especiais para veículos de imprensa, mídias sociais e jornalismo esportivo.
Os desafios do mercado de trabalho para o jornalista hoje
Com um leque grande de opções, o profissional do jornalismo poderá optar por muitos caminhos diferentes na mesma profissão e escolher diferentes momentos para se aventurar em novos direcionamentos.
Porém, o crescimento das redes sociais e a contínua produção de conteúdos faz com o que o jornalista enfrente mais um desafio, além das mudanças tecnológicas: todo mundo pode ser um produtor de conteúdo e trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento.
A principal tarefa continuará sendo a de filtrar o bom do mau conteúdo e trazer a melhor informação para ser colocada à disposição da sociedade. Se você possui o perfil e o interesse em aprender mais sobre a profissão, aproveite e confira o nosso conteúdo sobre Qual é o futuro do jornalismo. Fique por dentro de todas as informações sobre cursos e aprendizagem.