Acesse o conteúdo

Ainda não se decidiu qual a profissão ideal para você? Descubra!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Ainda não se decidiu qual a profissão ideal para você? Descubra!

Saiba informações que podem ser decisivas na hora de escolher a profissão ideal para você! Neste post falaremos sobre os cursos de graduação, quais as áreas com o mercado de trabalho em alta e o perfil de cada profissional.

Neste post também falaremos sobre a melhor opção de ensino superior em Curitiba.

curso de graduação ideal para você

Ciências Exatas, Humanas e Biológicas

Os cursos de graduação são divididos nestas três áreas de conhecimento: exatas, humanas e biológicas. Portanto, na escolha da profissão, o primeiro passo é entender com qual dessas ciências você mais se identifica.

As ciências exatas estudam a matemática e a lógica visando resolver problemas. Já as ciências humanas estudam o ser humano e a sociedade. Por sua vez, as ciências biológicas estudam os seres vivos, como sua origem, evolução, funcionamento etc.

O perfil do profissional de Exatas

Geralmente o profissional de Exatas é o aluno que gostava de matemática e física na época da escola. Portanto, o profissional dessa área tem um bom raciocínio lógico, gosta de números e contas, costuma ser prático, objetivo e bastante analítico. 

O perfil do profissional de Humanas

Se na época da escola você gostava de história, geografia, sociologia e filosofia, provavelmente você vai se identificar com as ciências humanas. Ou seja, o profissional dessa área costuma ser uma pessoa comunicativa, que gosta de ler e se manter atualizado, além de ter um bom senso crítico.

O perfil do profissional de Biológicas

O profissional de biológicas costuma ser o aluno que gostava de química e biologia na escola. Características comuns entre esses profissionais são: gostar da natureza e dos animais, ser curioso e gostar de experimentações e pesquisas.

Ainda está na dúvida sobre qual dessas áreas mais combina com você? Não tem problema, leia nosso e-book e decida-se agora mesmo!

Humanas, Exatas ou Saúde?

Conheça os cursos de graduação e escolha sua profissão ideal

Agora que já entendemos as três áreas do conhecimento, vamos falar sobre os cursos com o mercado de trabalho em alta.

Cursos de graduação na área de Exatas

Para quem é do time de Exatas, os cursos em alta são:

Engenharia

A Engenharia, sem dúvidas, é uma das profissões em alta no mercado de trabalho. De acordo com o dicionário, Engenharia é “aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano.”

O profissional dessa área costuma ser uma pessoa com iniciativa, capaz de realizar e conduzir experimentos e também analisar e interpretar resultados.

Os principais cursos de Engenharia são Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

Ciência da Computação

Eu aposto que você não consegue se imaginar vivendo sem um computador ou celular. Pois é a Ciência da Computação a responsável por desenvolver programas, ferramentas, redes e sistemas que permitem o funcionamento de computadores e celulares.

Sendo assim, quem quer ser um profissional da Ciência da Computação deve gostar de matemática, ter aptidão com tecnologia, ser dinâmico e curioso para estar constantemente atualizado com as novas tecnologias.

New call-to-action

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é semelhante ao curso de Ciência da Computação. Entretanto, um é tecnólogo e o outro é bacharelado, respectivamente.

Entenda as diferenças entre uma graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura!

Nova call to action

Cursos de graduação na área de Humanas

Chegou a vez da galera de humanas! Vamos aos cursos com mercado de trabalho em alta para quem é dessa área:

Publicidade e Propaganda

O publicitário é quem divulga ideias, produtos ou serviços para um público. O profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar em empresas de comunicação, departamentos internos de Marketing, startups e até como freelancers.

Dessa forma, o profissional deve ser criativo, curioso, ter um bom relacionamento interpessoal e pensamento analítico.

CTA Banner - Publicidade e Propaganda

Direito

O bacharel em Direito pode atuar como advogado ou seguir carreira jurídica. Por exemplo: promotor de justiça, procurador, defensor público, entre outros.

Quem se forma em Direito deve saber lidar com pressão e ter um instinto investigativo e questionador.

CTA Banner - Direito

Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é responsável por gerenciar as pessoas em uma organização, fazendo com que grupos e indivíduos atinjam o seu máximo potencial profissional.

Por isso o profissional de RH deve ser comunicativo, um bom mediador, organizado e imparcial.

E-book do curso de Tecnologia em Recursos Humanos

Cursos de graduação na área de Biológicas

Por fim, vamos falar sobre os cursos das ciências biológicas!

Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária é responsável pela prevenção de doenças e cuidados da saúde dos animais, sejam eles silvestres ou domesticados. 

Portanto, carinho pelos animais e empatia são características comuns de quem estuda Medicina Veterinária.

CTA Banner - Medicina Veterinária

Tecnologia em Estética e Cosmética

A área de estética e cosmética é destinada aos cuidados da saúde, unindo beleza e bem-estar. 

Sendo assim, o profissional desta área deve ter um bom senso estético, se interessar pelos cuidados com a pele, cabelo, unha e tudo relacionado à estética e o corpo humano.

CTA Banner - Tecnologia Estética e Cosmética

Educação Física

Quem estuda Educação Física pode escolher entre licenciatura ou bacharelado. Na licenciatura, o profissional atua na educação e reeducação motora. O bacharelado em Educação Física é o responsável por planejar e conduzir a prática da atividade física.

Ou seja, o profissional de Educação Física – licenciatura ou bacharelado – deve apreciar a prática de atividades físicas, esportes, bem-estar e saúde.

CTA Banner - Educação Física

Decidindo a profissão ideal

A escolha da profissão não é simples, pois é preciso bastante autoconhecimento e conhecimento do mercado. Por isso, nós temos um e-book só para te ajudar nessa decisão!

curso de graduação ideal para você

Com este post você tem uma base para entender as ciências exatas, humanas e biológicas. Além disso, também sabe os cursos que estão em alta em cada uma dessas áreas. Portanto, você já tem um norte para escolher a profissão ideal para você. 

Buscando um ensino superior em Curitiba?

A Universidade Tuiuti oferece uma grande variedade de cursos para você se formar no ensino superior em Curitiba! 

Faça sua inscrição no vestibular agora mesmo e dê início à sua carreira profissional! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *