Se você mora em Curitiba e pretende fazer uma Pós-Graduação, é importante saber a diferença entre a Lato Sensu e a Stricto Sensu.
Primeiramente, parabéns por ter concluído a Graduação. Essa difícil etapa de vida definiu sua carreira. Agora você deve aplicar suas habilidades e conhecimentos obtidos para se realizar profissionalmente e adentrar no mercado de trabalho.
No entanto, sabemos que as coisas nunca são tão simples. Milhares de pessoas estão também se graduando e a competição irá ser acirrada.
Então, uma decisão sábia é se tornar ainda mais qualificado dentro de sua profissão. E isso pode ser feito entrando em uma Pós-Graduação.
Mas você sabe a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu? Essa é uma dúvida muito comum e estamos aqui para lhe ajudar.
Lato Sensu
A Pós Graduação “Lato Sensu” são especializações, os famosos MBAs (Master Business Admnistration).
O nome “Lato sensu” vem de “sentido amplo”, isto é, enquanto o “Stricto Sensu” é o sentido estrito de Mestrado e Doutorado, a Lato Sensu indica que os cursos são mais abrangentes e estão para além destes.
Essas pós graduações são geralmente mais voltadas à especialização em determinados campos do mercado de trabalho, e duram geralmente entre seis meses à 3 anos.
O aluno deve frequentar uma grade horária estipulada pela instituição e entregar uma monografia ao término do curso.
O estudante recebe o diploma de especialista no campo que realizou o curso. É importante ressaltar que o estudante não recebe o título de Mestre ou Doutor.
Em Curitiba, na Universidade Tuiuti do Paraná, é possível fazer diversas especializações: Aeronáuticas, Agrárias e Veterinária, Direito, Educação e Artes, Engenharia e Tecnologia, Negócios e Comunicação, e também em Saúde.
Stricto Sensu
A Pós Graduação “Stricto Sensu” inclui o Mestrado, o Mestrado Profissional e o Doutorado. O nome “Stricto Sensu” vem de “sentido estrito”, isso é, o que originalmente se concebia como Pós Graduação.
São pós graduações voltadas à pesquisa, que geralmente duram dois (mestrado) e quatro (doutorado) anos e habilitam o aluno a seguir a carreira acadêmica.
O discente deve frequentar algumas disciplinas, cujo número varia dependendo do curso, e entregar uma dissertação (mestrado) ou tese (doutorado) ao final do tempo determinado.
Tradicionalmente pensados para a realização de uma pesquisa científica e acadêmica, os alunos se tornam Mestres ou Doutores após cumprirem as etapas necessárias.
Em Curitiba, na Universidade Tuiuti do Paraná, é possível, por exemplo, fazer Mestrado em Educação, estudando sobre as linhas de pesquisa Gestão e Políticas Públicas ou Práticas Pedagógicas. Há também cursos de Psicologia, Comunicação e Linguagens, e Distúrbios da Comunicação.
Qual Pós Graduação fazer?
Agora que você sabe a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu, deve estar se perguntando: qual eu devo fazer? Essa não é uma pergunta simples.
Enquanto a Lato Sensu pode ser mais voltada ao mercado e a Stricto Sensu à pesquisa acadêmica, nem sempre a divisão é tão estrita. Um Mestrado pode te garantir uma vaga de trabalho, e a Lato Sensu o capacitar para fazer pesquisa.
Onde fazer Pós Graduação em Curitiba?
Na Universidade Tuiuti do Paraná, nós oferecemos tanto cursos Lato Sensu quando programas de Stricto Sensu. É possível investir no seu futuro profissional com qualidade. Nossos valores são acessíveis e oferecemos desconto para quem já estudou conosco.
Confira todos nossos cursos: e também sugerimos a leitura do artigo “Afinal, o que é um mestrado”.
Se você ainda não conseguiu decidir-se por qual Pós Graduação fazer, venha falar conosco e escreva na seção de comentários abaixo. Também curta nossa página do Facebook!
Leia também: Como pagar a faculdade e não ficar no vermelho