Elas são duas das principais carreiras na área de comunicação e despertam o interesse de muitos vestibulandos. Mas afinal de contas, é melhor fazer Publicidade ou Jornalismo?
As atribuições desses bacharéis se complementam, mas não são idênticas. Antes de efetuar a sua inscrição para o processo seletivo, nós apresentamos um pouco dessas duas profissões para que você veja com qual delas mais se identifica. Continue lendo!
O que é Jornalismo?
Quer saber o que é Jornalismo? É a atividade na qual o profissional se dedica a noticiar acontecimentos relevantes para a sociedade. Na prática, ele é o responsável por coletar, investigar, hierarquizar e publicar informações, sempre priorizando o bem-estar coletivo, em detrimento de qualquer interesse individual.
Pode atuar em mídias impressas ou eletrônicas, produzindo textos ou videorreportagens dentro do tempo ou espaço disponível, sempre respeitando a linha editorial do veículo e o perfil do leitor ou espectador.
Antes de publicar uma matéria, o jornalista precisa abrir espaço para que todos os envolvidos possam fornecer a sua versão sobre os fatos. Sua meta deve ser atingir a isenção, ou seja, ser fiel à realidade dos fatos, sem prejudicar ou beneficiar alguém propositalmente.
O que é Publicidade?
Depois de sabermos o que faz o jornalista, é hora de explicarmos o que faz o publicitário. Se o jornalista deve zelar para não influenciar o leitor, o objetivo do egresso de publicidade é justamente esse.
Em outras palavras, a Publicidade deve agregar valor e dar mais visibilidade à uma marca, despertando nas pessoas o desejo por possuir um produto ou fazer uso de determinado serviço, ainda que, em um primeiro momento ele não tenha essa intenção.
Para isso, além de uma abordagem atraente e criativa, ele deve fazer um levantamento criterioso sobre os hábitos, necessidades e desejos do consumidor em potencial, para, de posse desses resultados, definir as estratégias que lhe pareçam mais adequadas.
O que considerar ao fazer essa escolha?
Para escolher entre publicidade ou jornalismo, você deve verificar qual das atividades melhor alinha-se às suas expectativas. Para você, parece mais atraente trabalhar na divulgação de um produto ou noticiar um fato?
Qualquer que seja a sua opção, você encontrará oportunidades em agências e veículos de comunicação, além de empresas que mantenham um departamento de marketing.
Para terminar, pode ser que essa escolha nem seja necessária. Obter a dupla formação é relativamente simples. Basta observar que a grade curricular de ambos os cursos têm várias disciplinas em comum, especialmente nos primeiros anos. Quem optar pela segunda graduação, é beneficiado pela possibilidade de aproveitar matérias.
Veja também:
- Qual é o futuro do jornalismo?
- Gosta de ler e escrever? Conheça 4 faculdade que você pode fazer!
- Como pagar a faculdade e não ficar no vermelho
Conseguiu se decidir entre publicidade ou jornalismo? Para fazer uma escolha ainda mais consciente, baixe gratuitamente os respectivos e-books de curso da Universidade Tuiuti e tenha mais informações sobre a rotina desses dois bacharéis!