Mestrado e Doutorado em Fonoaudiologia: Distúrbios da Comunicação

Mestrado e Doutorado em Fonoaudiologia: Distúrbios da Comunicação

Estar articulado às mais recentes pesquisas e descobertas na área de Distúrbios da Comunicação é o principal diferencial dos cursos de mestrado e doutorado em Fonoaudiologia da Tuiuti. Com duração de 30 (mestrado) e 48 (doutorado) meses, e conceito 4 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o programa tem como foco promover e desenvolver conhecimento para aplicação nas mais variadas esferas de atuação, tais como o tratamento e prevenção de distúrbios da linguagem, voz, deglutição, motricidade orofacial, audição e equilíbrio.

Os cursos de mestrado e doutorado da Tuiuti estão pautados em 4 linhas de pesquisa:

• Promoção da Saúde Auditiva nos diferentes ciclos de vida
  • Promoção da linguagem nos contextos da saúde e da educação
  • Diagnóstico e Tratamento da Deglutição, Voz e Motricidade Orofacial
  • Diagnóstico e Tratamento em Audição e Equilíbrio

O programa possui também 8 núcleos de trabalho, que articulam teoria e prática, e estão vinculados aos projetos de pesquisa de professores e orientandos, fomentando o processo científico e promovendo a discussão de novos saberes.

Pós-graduação Tuiuti: Teoria e prática pioneiras

Voltado para profissionais da área de saúde, como fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, odontólogos, educadores, dentre outros, o curso de doutorado da Tuiuti é o único oferecido nos estados do Paraná e de Santa Catarina, e conta com módulos específicos de estruturação e implantação de programas de saúde, que permitem uma aproximação entre a academia e a prática profissional.

E por falar em prática, os cursos stricto sensu da Tuiuti dispõem de laboratórios com estrutura de ponta, que permitem que o aluno tenha amplo desenvolvimento de suas pesquisas. Além disso, a Tuiuti tem uma preocupação fundamental em suas atividades, e que se refletem em sua atuação com a sociedade. É uma premissa da instituição que a academia se aproxime, sempre mais, da comunidade em que está inserida. Por isso, os programas da Tuiuti estão vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba e região metropolitana.

Diferenciais do mestrado e doutorado na Tuiuti

Atuação local com pensamento global. Esse princípio é fundamental na construção dos mestres e doutores formados na Tuiuti. Para isso, a pós-graduação conta com uma política de internacionalização do programa, que permite que o aluno tenha a oportunidade de realizar parte de sua pesquisa em instituições de renome, na Alemanha, nos Estados Unidos ou no Canadá.

Os interessados contam ainda com programas de  financiamento, que são um diferencial da Tuiuti para universalizar o acesso à Educação de qualidade e promover a atuação do profissional seja em âmbito acadêmico seja na prática diária da profissão. Articular conhecimento e saúde, esse é o objetivo da pós-graduação da Tuiuti.

Conheça também a área de Audiologia e as opções de pós-graduação na área de saúde da Tuiuti.

Distúrbios da comunicação