A Fonoaudiologia é um campo da área da saúde que trata e previne as disfunções que afetam a capacidade de comunicação. Ou seja, os problemas que prejudicam a fala, a escrita e até a motricidade oral, que são os são os movimentos de sucção, deglutição e respiração.
O profissional dessa área tem a importante missão de fazer as pessoas se comunicarem melhor, por isso, a Fonoaudiologia é fundamental para o desenvolvimento humano, promovendo a autonomia e qualidade de vida para a população. Portanto, se você deseja abraçar uma profissão que realmente faça a diferença na sociedade, a Faculdade de Fonoaudiologia pode ser um ótimo caminho!
Vamos mostrar outros cinco motivos pelos quais você deve conhecer — e fazer — esse curso!
1. A faculdade de Fonoaudiologia é abrangente
Na faculdade de Fonoaudiologia você poderá adquirir conhecimentos não só nas Ciências Biológicas, mas também nas Ciências Humanas. Isso porque a formação humanista é muito necessária para a atuação desse profissional, que estará em contato permanente com as pessoas, muitas vezes em situação de vulnerabilidade.
2. As especializações dentro da área são variadas
O fonoaudiólogo tem quatro áreas de especialização à sua escolha:
- Audiologia: tratamento e diagnóstico de problemas auditivos;
- Linguagem: lida especificamente com distúrbios de fala e escrita, podendo auxiliar no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizado ou adultos com sequelas neurológicas causadas por acidentes ou doenças.
- Voz: o fonoaudiólogo especializado nessa área trabalha para aperfeiçoar a articulação da fala, melhorar a pronúncia, a entonação e a emissão vocal.
- Motricidade oral: aqui, o profissional contribui para melhorar os movimentos do sistema oral, como mastigação, deglutição e até respiração.
3. O mercado está crescendo
Apesar de ser uma formação tradicional e ter muitos profissionais já estabelecidos, o mercado de Fonoaudiologia não para de crescer.
Algumas razões para isso são o uso inadequado de aparelhos sonoros (fones de ouvido e afins) em volume acima do permitido, o que provoca problemas de audição e o aumento da população idosa no Brasil, que necessita de diversos tratamentos nessa área.
Veja também:
- Audiologia: saiba mais sobre essa área da Fonoaudiologia!
- Saiba tudo sobre o curso de Fonoaudiologia
- Chegue ao sucesso fazendo um planejamento de carreira!
Além disso, muitos profissionais, como cantores, atores, palestrantes e outros do meio audiovisual procuram fonoaudiólogos para manter sua saúde vocal.
Sobre a remuneração, a média salarial de um fonoaudiólogo é R$ 2.600. Já um profissional experiente pode ganhar acima disso.
4. O fonoaudiólogo promove a inclusão social
A comunicação é a base para a nossa sobrevivência, possibilitando a interação, os relacionamentos, a realização de atividades, ou seja, o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Por isso, como dissemos no início, a Fonoaudiologia tem uma missão social importante: o fonoaudiólogo é responsável pela inclusão social de quem não consegue comunicar-se adequadamente sem ajuda — pessoas com autismo e outras deficiências —, então, fazer uma faculdade de Fonoaudiologia significa contribuir para a igualdade entre as pessoas.
5. Há oportunidades nos setores público e privado
Você viu o quanto a fonoaudiologia é necessária. No entanto, ainda é comum pensar que os profissionais dessa área só trabalham em clínicas de saúde ou em consultório próprio. Mas eles podem ter cargos em escolas, instituições públicas, ONGs e até companhias de teatro, rádio e televisão.
E com a lei que obriga os planos de saúde a pagarem o tratamento fonoaudiológico, a profissão está ainda mais fortalecida e ganhando novos postos de trabalho!
Viu como essa é uma ótima opção para seu futuro profissional? Se você está buscando uma faculdade de Fonoaudiologia em Curitiba, conheça o curso da Faculdade Tuiuti do Paraná!