Enquanto você está lendo este texto, imagino que esteja conectado nas suas redes sociais em algum aparelho. Seja do celular, tablet ou notebook, todos nós estamos cada vez mais conectados e “online”. Nossos dados, nossas opiniões, fotos e localização estão sendo sempre registrados no universo digital. E se nossa geração está cada vez mais online, com isso, consequentemente, aumenta-se os crimes na internet.
Segundo um levantamento realizado pela Netscout, empresa especializada em cibersegurança, no ano passado, o Brasil foi o segundo país que mais recebeu ataques cibernéticos, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Apesar da crescente onda de invasão de dispositivo informático, a internet não é uma “terra de ninguém”. E é aí que entram em cena os advogados em crimes na internet e as novas leis que asseguram a integridade dos usuários online.
Se você se interessa pelo curso de Direito e quer saber o que faz um advogado nesses casos, estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas. Confira, a seguir, o papel do advogado em crimes cibernéticos e as leis que protegem a população.
Advogado especialista em crime cibernético: como e onde atuam esses profissionais?
Se você tem interesse pela área e pensa em seguir carreira, saiba que antes de tudo, para atuar no campo de crimes cibernéticos é preciso da formação no curso de Direito e experiência em tecnologia da informação.
Mas, afinal, como é a atuação do advogado em crimes da internet? Para defender os interesses dos usuários, a área de atuação desse profissional é vasta.
O advogado especialista trabalha em casos de cyberbullying, difamação, perseguição virtual, stalking, injúria e pornografia infantil. Os profissionais também atuam em casos de estelionato digital, crimes eleitorais e golpes aplicados online.
Para defender o direito dos seus usuários, o advogado em crimes da internet adotam medidas ágeis para acessar o conteúdo e impedir o seu compartilhamento na rede. Além disso, ele está presente em todo desenvolvimento do caso relacionado a crimes virtuais! Sua função é orientar a vítima e acompanhar todos os passos.
Por meio de processos de apuração, o advogado também precisa investigar a autoria do crime. Seu papel não é só fundamental na geração mais conectada como a busca por profissionais qualificados cresce cada vez mais no mercado de trabalho.
Veja também:
- Carreira jurídica: 5 áreas com forte crescimento, confira;
- Vale apena Cursar Direito?;
- Conheça as novas áreas de atuação do Direito.
Mas quais as novas leis que protegem os usuários?
Como dissemos anteriormente, a internet não é terra de ninguém e existem leis para o universo digital também! Com o aumento dos crimes virtuais, novas leis têm sido criadas para que você possa navegar de forma mais segura.
Para quem acha que pode se esconder atrás de um perfil fake e comentar o que quiser nas redes sociais, a história não é bem assim. Com um bom advogado, os usuários não ficam impunes dos seus respectivos crimes.
Mas se você não conhece as leis quando o assunto é a internet, estamos aqui para te atualizar! Separamos duas novas leis criadas no último ano para proteger os seus direitos no mundo digital.
Você conhece a lei 14.132/21?
Atualmente, o Código Penal tem leis específicas voltadas para o direito do usuário, e uma delas é contra a perseguição na internet. A lei 14.132/21 entrou em vigor ainda no ano passado e tem como principal objetivo punir a prática conhecida popularmente como stalking, em que há uma ameaça ou perseguição interferindo no bem-estar e na privacidade do usuário.
A pena prevista para quem comete tal prática é de seis meses a dois anos de reclusão e multa. A lei deixa claro que a pena pode sofrer alterações e aumentar em até 50%, caso o crime seja cometido contra mulheres, contra crianças, adolescentes e idosos. O ajuste ocorre, também, caso tal prática seja feita em grupo ou os criminosos portem alguma arma.
Saiba tudo sobre a Lei 14.155, de 2021
O ano de 2021 foi um período em que os usuários tiveram muitas leis novas a seu favor! Isso mostra que os tempos estão mudando, e cada vez mais é necessário proteger o seu direito offline e online.
Em resumo, a lei 14.155/2021 altera o Código Penal, tornando os crimes de furto digital, invasão de dispositivo, estelionato pela internet ou de forma eletrônica altamente mais graves.
Nesse cenário, a pena varia de acordo com o caso. Um exemplo disso é o crime de invasão de dispositivo, em que o criminoso terá a pena de até quatro anos de reclusão e multa. Já no crime de estelionato, a punição é ainda maior, podendo chegar até oito anos de reclusão e multa.
Como posso me tornar um advogado especialista em crimes na internet?
Se você chegou até aqui e se interessou ainda mais pela área, o primeiro passo é começar a sua graduação em uma das Faculdades no Paraná. O conhecimento é a porta para você construir uma carreira de sucesso, seja como especialista em crimes de internet, direito penal, advogado trabalhista ou qualquer outra área.
O segredo é se dedicar e começar a estudar Direito! Para você alcançar seus objetivos e chegar ainda mais longe, aposte em uma universidade com diferenciais que impactam na sua formação acadêmica.
E já que estamos falando em faculdade, essa é uma etapa importante para sua carreira, em que você pode criar contatos e pontes sólidas que abrirão portas para o seu futuro. Mas se você não sabe por onde começar a se conectar com pessoas com seu interesse profissional, calma, pois nós temos a solução! Confira, agora, nosso último post sobre: Porque um network na faculdade é tão importante? Entenda!