Já dizia o filósofo chinês Confúcio “Escolha um trabalho que você ama e nunca terá que trabalhar um dia sequer em sua vida”. Estranho iniciar o texto com essa citação, não é mesmo? Mas o objetivo aqui é questionar: você ama o que faz ou apenas trabalha porque dá dinheiro ou só para “pagar as contas”?
A relação entre vocação e profissão vai muito além do que você gosta, do serviço que realiza ou do local onde trabalha. É a decisão do caminho que vai seguir em sua vida a partir dessa escolha.
É comum ter aquelas lembranças: “quando criança eu sempre desenhei casas muito bem. Meu sonho é ser arquiteto”; “moda é a minha paixão”; “vou cuidar de todos os animais“; “quando crescer quero ser professor, assim como os que tenho hoje”; “minha mãe é uma excelente médica e quero salvar vidas como ela”. Parece clichê, mas quem nunca passou por momentos assim na família ou entre amigos?
Na infância nós descobrimos as paixões profissionais e achamos que assim será até nossa adolescência ou fase adulta, quando já temos que decidir qual profissão seguir. Como descobrir a vocação e a paixão e alinhá-las à escolha da profissão? Você identifica a diferença de vocação para profissão?
Vocação x Paixão x Profissão
A vocação não envolve apenas as suas habilidades e fazer aquilo que te deixa feliz. É você ter forças para ir além do que foi proposto e alcançar os resultados. Ela surge a partir de algo que te deixou incomodado e fez você ir atrás de respostas. A paixão é a sua dedicação naquilo em que acredita.
É ter aquele famoso “brilho nos olhos”. Profissão é você saber fazer a escolha certa do caminho a seguir no mercado de trabalho e sempre se especializar para alcançar novos objetivos. Nem sempre essa decisão é feita “de plano”, ou seja, “imediatamente” e novas oportunidades profissionais podem surgir.
Veja Também:
O resultado dessa união entre profissão, paixão e vocação é que você não terá um trabalho cansativo e angustiante. Você estará ali para enfrentar os desafios, fazer o que ama, influenciar vidas e ter satisfação pessoal.
Momento de decisão
Não se preocupe. Sabemos que essa decisão ainda não encerrou por aqui e não é tão fácil assim, mas nós tentaremos lhe ajudar com os seis passos para escolher a profissão, considerando o seu perfil!
Ao final dessa leitura você já estará mais próximo da decisão final. A escolha precisa ser mais definida e gerar menos arrependimento no decorrer dos anos. Com toda certeza essa decisão não vai te fazer feliz o tempo todo, pois nas profissões existem obstáculos, atividades chatas e estresse, mas, no fim, você terá suas recompensas e saberá enfrentar cada barreira.
Nesta caminhada você se deparará também com alguns fatores que podem te ajudar a encontrar a satisfação e o sucesso profissional, bastando saber aproveitá-los.
É importante que você saiba unir a paixão, a vocação e a profissão para realizar os seus desejos e sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais – e não as aspirações dos outros. O resultado dessa fórmula: sucesso garantido. Comece a trilhar o caminho dos seus sonhos! Matricule-se já no vestibular!