Puxada pela grande demanda de alunos graduados em cursos universitários de bacharelado, tecnologia e licenciatura, a procura por uma formação em pós-graduação apresenta significativo crescimento.
É muito comum que as pessoas confundam os termos e os tipos de pós-graduação disponíveis aqui no país. Há quem ache que MBA e Mestrado são a mesma coisa, ou ainda, que as especializações fazem parte da mesma categoria de pós-graduação que os cursos de Mestrado e Doutorado.
Nesse post, vamos desmistificar a crença de que MBA é Mestrado, entre outros equívocos regularmente cometidos quando o assunto é pós-graduação.
O que é especialização?
Os cursos de especialização fazem parte da pós-graduação lato sensu, voltada para um objetivo técnico ou profissional mais específico.
Trata-se de uma área um pouco mais aberta na pós-graduação, tanto em relação aos formados quanto aos cursos universitários. Aqui, pode ocorrer a possibilidade de uma mudança de área do conhecimento, não necessariamente a continuidade da mesma formação do graduado.
Com carga horária mínima de 360 horas, não há a necessidade de recomendação da Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou do Ministério da Educação (MEC), como ocorre com os Mestrados e Doutorados.
O MBA (Master Business Administration) também compõe a modalidade de pós-graduação lato sensu, e tem seu foco em cursos de negócios e gestão. Porém, existem cursos de MBA em outras áreas, como o campo da saúde e da comunicação, por exemplo.
MBA e Mestrado são a mesma coisa?
Muito por causa de sua sigla em inglês, Master Business Administration, acontece a associação automática do MBA ao Mestrado. Entretanto, afirmar que MBA é mestrado está definitivamente errado.
Além destes cursos integrarem direções distintas dentro da pós-graduação (lato sensu para o MBA, e stricto sensu para o Mestrado), suas razões de ser não possuem quaisquer semelhanças.
Leia também:
Mestrado é stricto sensu
As diferenças entre MBA e Mestrado acentuam-se ainda mais ao explicarmos a proposta de cursos stricto sensu, como o Mestrado e o Doutorado.
Vamos nos ater ao Mestrado. Já no momento da inscrição, é necessário apresentar um projeto de pesquisa. Portanto, o interesse no aprofundamento de pesquisas científicas é uma característica que acompanha o mestrando.
Grande parte dos candidatos ou alunos de um curso de Mestrado têm interesse na vida acadêmica. Essa é outra grande diferença entre o Mestrado, que tem em sua essência a continuidade da carreira em instituições de ensino. Já no MBA, figura um conjunto de competências mais específicas. A dissertação é o produto final do Mestrado, equivalente ao trabalho de conclusão do curso.
Embora ambos os processos de seleção sejam rígidos, aquele pertencente ao Mestrado é mais teórico. Isso explica-se pelo fato de que o projeto de pesquisa apresentado pelo candidato precisa estar de acordo com os interesses da instituição de ensino, já que leva a chancela da universidade.
Estas são as principais diferenças entre MBA e Mestrado. Ficou bem clara para você essa distinção? Caso você permaneça com alguma dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo!