O Papel do RH no planejamento estratégico em tempos de crise

O Papel do RH no planejamento estratégico em tempos de crise

O papel do RH é importante para todo e qualquer empreendimento, mas engana-se quem acredita que o profissional de recursos humanos desempenha apenas uma função burocrática dentro da empresa. Afinal, o bem mais valioso de uma corporação são as pessoas e o RH deve planejar e executar o treinamento e desenvolvimento de todos os funcionários, sendo fundamental em tempos de crise.

Por isso, entenda como o RH estratégico é essencial para o planejamento de uma empresa em um período de crise e por que fazer um curso de Recursos Humanos pode lhe garantir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Por que o setor de RH é indispensável para o planejamento estratégico?

Para entendermos a relevância do setor de recursos humanos no planejamento estratégico corporativo, pensemos no seguinte exemplo prático: para que a empresa alcance seus objetivos, é necessário que ela tenha os profissionais ideais para atingir o que se deseja. Sendo assim, uma vez que é papel do RH realizar processos de recrutamento e seleção de funcionários, o profissional de recursos humanos deve entender quais os objetivos da empresa para encontrar os candidatos ideais.

Além disso, o setor de RH tem a função de realizar o treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Por isso, os profissionais dessa área precisam entender o que a empresa necessita de seus colaboradores, para que então possam treiná-los adequadamente.

O conceito de RH estratégico nasceu de duas vertentes: o conceito de Michigan e o conceito de Harvard.

De acordo com o conceito desenvolvido em Michigan, o RH estratégico deve unir missão, estrutura e estratégia. Por sua vez, o conceito de Harvard defende o profissional de recursos humanos como tomador de decisões no planejamento estratégico da empresa, ao invés de apenas um profissional que cumpre funções burocráticas.

Dessa forma, o setor de RH é indispensável para o planejamento estratégico. Pois, quando o profissional da área atua junto aos demais gestores da empresa, os efeitos do planejamento são produzidos mais rápidos, com maior comprometimento, produtividade e competência por parte de toda a equipe.

Qual o papel do RH em tempos de crise?

O profissional de RH deve sempre exercer uma função estratégica junto aos demais gestores de uma empresa. Porém, em tempos de crise, a necessidade de um setor de RH estratégico se intensifica.

Afinal, em uma crise é natural que os colaboradores sintam uma forte insegurança e se questionem quanto ao futuro da organização. Por isso, o setor de recursos humanos é fundamental para passar tranquilidade por meio de uma boa comunicação e treinamentos, além de garantir a produtividade e bom uso das competências de todos.

Sendo assim, listamos algumas atitudes que um RH estratégico deve ter em uma situação de crise. Confira!

Transmitir segurança aos colaboradores

Em uma crise é natural que as pessoas se sintam assustadas, e isso pode afetar o rendimento dos colaboradores. Dessa forma, o RH precisa transmitir segurança aos profissionais da empresa por meio de um diálogo sincero e claro.

Realizar uma análise demissional

Em crises, é comum que ocorram demissões. Nesse momento, é importante uma conversa franca e humanizada, além de oferecer todo o suporte que o profissional demitido necessita. Porém, a decisão da demissão deve ser estratégica. Ou seja, o profissional de recursos humanos deve avaliar muito além da economia necessária com o corte de salário.

É necessário um estudo analítico dos profissionais que serão desligados, pois a demissão do profissional errado pode causar prejuízos durante e após a crise devido à queda de rendimento da empresa.

Fortalecer a cultura organizacional

Toda empresa tem a sua própria cultura, ou seja, seus valores e seus princípios. Em momentos de crise, é importante que a organização se apegue ao que acredita e reforce isso para todos os colaboradores.

Portanto, o setor de RH deve cumprir a função de fortalecer a cultura organizacional. Sendo assim, é importante fornecer feedbacks periódicos, reconhecer os esforços da equipe e de cada profissional, sempre motivando-os e garantindo o engajamento de todos.