O desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil necessita de suporte. A expansão e consolidação da formação além da graduação tem a responsabilidade direta da CAPES.
A seguir, abordaremos as principais funções da CAPES, e seus desdobramentos.
Enfim… O que significa CAPES?
A Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um órgão do Governo Federal do Brasil, ligado ao Ministério da Educação. Promove e mantém a qualidade do capital humano envolvido na pesquisa científica e educação. Depois de explicar o que é CAPES, vamos diretamente ao que a CAPES faz.
A relação de atividades desempenhadas pela CAPES compreende programas específicos que atuam nas seguintes frentes:
- Avaliação da pós-graduação stricto sensu.
- Acesso e divulgação da produção científica.
- Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e no exterior.
- Promoção da cooperação científica internacional.
- Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.
O sistema de avaliação, em constante aperfeiçoamento, é uma ferramenta que propicia a busca de um padrão de excelência acadêmica no que se refere aos mestrados e doutorados do país. Os dados colhidos alimentam uma base que elabora políticas para a área, e também ações de incentivo, como bolsas de estudo, apoios e auxílios.
Conceito CAPES
A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976. Existe um acompanhamento anual a todos os programas, mas esta avaliação periódica, que resulta no conceito CAPES, é atualmente realizada a cada 4 anos. Na escala do mestrado, a nota máxima é 5. Já para o doutorado, 7 é o conceito máximo.
- Conceitos 1 e 2: as autorizações de funcionamento são canceladas, assim como o reconhecimento dos cursos de mestrado e/ou doutorado oferecidos pelo programa avaliado.
- Conceito 3: satisfatório, atende ao padrão mínimo de qualidade.
- Conceito 4: responde por um bom desempenho.
- Conceito 5: nota máxima para programas que oferecem apenas o mestrado.
- Conceitos 6 e 7: notas que apontam alto padrão internacional de desempenho, para programas de doutorado.
O Conselho Nacional da Educação, pertencente ao Ministério da Educação, atesta os resultados da avaliação periódica da CAPES, bem como dos novos cursos.
O que é Qualis?
Trata-se de um sistema de classificação de publicações nacionais e internacionais que significam a produção intelectual dos programas brasileiros de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.
O sistema agora faz parte da Plataforma Sucupira, que concentra outras funcionalidades associadas ao Ministério da Educação (MEC), como a CAPES.
A atualização da classificação é feita anualmente, servindo para atestar a qualidade destas publicações. As avaliações são feitas dentro de cada área do conhecimento, podendo uma mesma publicação ser avaliada para diferentes áreas, recebendo assim uma classificação para cada.
O que é Qualis, senão uma ótima fonte de referência para a pesquisa científica?
Os critérios de avaliação mais comuns, em ordem de importância: alto poder de impactar em bases de dados e portais reconhecidos globalmente, número de artigos publicados a cada três anos, periodicidade, acessibilidade, publicações de artigos de autores que não façam parte da instituição que edita o periódico e outros.
A CAPES, seus conceitos e o Qualis prestam um excelente serviço para o desenvolvimento dos programas de mestrado e doutorado, bem como sua qualidade. Pequenas siglas, de grande significado. Leia mais artigos sobre pós-graduação, mestrado, doutorado e persiga a sua vocação acadêmica!