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O que todo profissional de Marketing deve saber? Confira agora!

O profissional de Marketing está conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e vem se mostrando fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, com o avanço da tecnologia, as empresas estão investindo muito no Marketing digital e a marca que não souber como trabalhar a sua presença nas redes sociais e em outros meios, corre um sério risco de perder espaço no mercado.

Por isso, conheça um pouco mais sobre essa profissão promissora e como ter uma carreira de sucesso na área.

Os conhecimentos indispensáveis para um profissional de Marketing

Para que o setor de Marketing de uma organização possa desenvolver um bom trabalho e consiga aumentar as vendas e o lucro da empresa, existem alguns conhecimentos que são indispensáveis aos profissionais. Conheça agora cada um deles!

Marketing Digital

O conhecimento em Marketing Digital é, com toda a certeza, indispensável para qualquer profissional da área. Se você tomar um cafézinho com os colaboradores do setor de Marketing da empresa, provavelmente o assunto da roda será SEO, blog posts, e-mail Marketing, redes sociais e outros tópicos que envolvem o universo do Marketing Digital.

Quem trabalha nessa área, deve estender os seus conhecimentos para além da faculdade de Marketing. Pois, a cada instante surgem novas tendências e práticas no meio digital.

SEO

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, o que significa “otimização dos mecanismos de busca”. Sites de pesquisa, como o Google, utilizam mecanismos para definir quais sites aparecerão em primeiro lugar quando alguém fizer uma determinada pesquisa. O setor de Marketing precisa entender como esse mecanismo funciona e como trabalhar para que a empresa apareça nas primeiras posições.

Ou seja, SEO é a prática de otimizar o site de uma empresa para que ele apareça em primeiro lugar nas pesquisas do Google.

Esse conhecimento faz parte do Marketing Digital, mas é tão importante que merece um tópico só para ele neste post. Afinal, estar bem ranqueado nos motores de busca é uma forma muito eficiente de conquistar mais clientes e, assim, obter mais lucro. Por isso, é papel do setor de Marketing dominar o SEO e garantir que a empresa esteja em primeiro lugar quando o cliente procurar por seus serviços na internet.

Análise de métricas

As métricas estão presentes no dia a dia de quem trabalha com Marketing. Sendo assim, é necessário ter uma visão analítica e estratégica para avaliar os números e tomar decisões que beneficiarão a empresa.

Toda campanha de Marketing é baseada em métricas, tanto no seu planejamento quanto na análise do seu resultado final. Por isso, o profissional deve conhecer as principais métricas e ferramentas para medi-las, além de ser capaz de agir de forma análica após o estudo dos números.

Comportamento do consumidor

Quem trabalha com Marketing deve ser capaz de analisar o comportamento do consumidor. Afinal, é compreendendo o consumidor que são criadas campanhas que vendem.

As métricas são uma boa maneira de conhecer mais sobre o comportamento dos clientes de uma empresa, mas outros estudos também são fundamentais para a compreensão do processo de decisão de compra. Dessa forma, muitos se dedicam ao estudo de gatilhos mentais, por exemplo.

Design

Você sabia que, até mesmo as cores escolhidas para uma campanha publicitária faz toda a diferença no processo de decisão de compra do cliente? Por isso, é fundamental trabalhar senso estético e conhecimento de designpois um bom trabalho visual pode ser a chave para o sucesso de uma campanha.

Esses são alguns dos conhecimentos indispensáveis ao mercadólogo. Mas, quais são as características mais comuns desses profissionais? Entenda a seguir!

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As características de um profissional de Marketing

Todo mundo tem os seus pontos fortes e fracos, e cada profissional possui um diferencial que o torna único. Porém, listamos neste post algumas características que são comuns aos profissionais de Marketing. Confira!

Criativo

Para elaborar campanhas, conteúdos e ações de Marketing, é necessário ser criativo. Por isso, essa é uma característica comum de quem trabalha nessa área. Mas, se você não se considera uma pessoa criativa, não se preocupe! A criatividade é um exercício constante e não um dom.

Portanto, durante a faculdade de Marketing o aluno aprende a estimular a criatividade e aumentar o seu acervo cultural e de ideias. Dessa forma, o estudante será um profissional criativo e capaz de criar excelentes campanhas.

Organizado

O profissional dessa área deve saber organizar o seu tempo, espaço e trabalho. Pois, sem a organização não será possível cumprir com os prazos e agir de forma estratégica e analítica. Por exemplo, é necessário a criação de um calendário editorial e o cumprimento do mesmo, além de um bom acompanhamento das métricas e documentação de tudo o que está sendo realizado e conquistado.

Dessa forma, o curso de Marketing EaD cria no aluno a autonomia e disciplina necessária para ser um profissional organizado. Afinal, a educação a distância exige que o aluno saiba administrar o seu próprio tempo e seu processo de aprendizagem, de forma semelhante com o que acontece no ambiente profissional.

Saber trabalhar em equipe

Quem trabalha com Marketing raramente trabalha sozinho, por isso, é necessário saber trabalhar em equipe. Para tanto, o profissional deve ser capaz de se comunicar bem e ser bastante colaborativo.

Clareza, empatia e feedbacks inteligentes são uma ótima maneira de manter o ambiente de trabalho produtivo e motivador para toda a equipe.

Agora que você já sabe o que todo profissional de Marketing deve saber e quais são as características mais comuns desse profissional, fica mais fácil compreender como é o dia a dia dessa profissão e como se preparar para ter uma carreira de sucesso na área.

Ficou interessado em fazer um curso de Marketing EaD? Então saiba mais sobre faculdade de Marketing e futuro profissional!

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