O mestrado em Comunicação e Linguagens geralmente é procurado por profissionais das áreas de Publicidade, Jornalismo Cultural e Audiovisual. Entretanto, o interesse nessa área cresce a cada dia, atraindo pessoas dos mais diferentes campos do conhecimento.
Essa diversidade, que engloba áreas como Arte, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Imobiliária, Produção Cultural, Gestão Empresarial, Coreografia de Dança, Assessorias Estaduais, dentre outras, reforça a busca por aprendizado e preparo profissional.
Quer descobrir mais sobre as possibilidade do mestrado em Comunicação e Linguagens Universidade Tuiuti? Confira a seguir o que você aprenderá ao longo do curso!
Processos Comunicacionais
O mestrado em Comunicação e Linguagens é construído a partir dos processos comunicacionais, concentrando-se nessa área. Aqui, a comunicação é arquitetada em sua forma interativa e com contorno dinâmico, englobando os produtos (objetos específicos) e também as manifestações culturais.
Toda e qualquer ação simbólica que existe e sobrevive sendo repassada socialmente está contida nestes processos, que abre linhas de pesquisa distintas. Os estudos do cinema e do audiovisual, por exemplo, tratam dos aspectos de produção e transmissão de meios.
Os processos comunicacionais trazem para o centro da questão as interações em rede e as narrativas contemporâneas em suas inclusões pelo uso da tecnologia.
Estudos de Cinema e Audiovisual
O foco em todas as etapas do processo produtivo, desde a parte estrutural até a temática, possui a liberdade de passear por diferentes gêneros. O tradicional ou clássico, o experimental, as ficções e também documentários recebem análises dos pontos de vista histórico, tecnológico e sociocultural.
Os meios, que também englobam a televisão e o vídeo, são colocados à prova em suas esferas comunicacionais, narrativas e estéticas. O universo cinematográfico é reconhecido como uma presença constante na sociedade, que serve de referência e compartilha conhecimento.
Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais
Nessa vertente, estuda-se os processos comunicacionais inseridos como prática social e até cultural, por meio de uma abordagem informativa, estética e/ou política.
A experiência, inspiração e divulgação de qualquer forma de comunicação e linguagem em grupos e redes sociais são investigados, além do alcance delas.
Disciplinas comuns
Todos os aspectos citados acima recebem o suporte de algumas disciplinas, que oferecem material substancial para o desempenho da pesquisa e aprendizado.
A opção por áreas de maior identificação e interesse tornam o mestrado em Comunicação e Linguagens um instrumento específico para a complementação e aprofundamento dos objetivos.
Teorias da Comunicação e Pesquisa em Comunicação fornecem a base necessária para qualquer uma das linhas de pesquisa escolhidas. História da Comunicação e História do Cinema também são introdutórias, mas igualmente ricas em conteúdo.
As Teorias do Cinema, Estética da Comunicação e Estéticas do Cinema integram-se à parte que trata de Políticas da Comunicação, Cinema e Novas Mídias, Cinema e Televisão, Epistemologia (origem, métodos e validade do conhecimento) da Comunicação e Comunicação e Sociedade Tecnológica.
História, Arte e Manifestação Cultural
A humanidade faz uso da comunicação e linguagem desde os primórdios. A sua evolução criou inúmeras formas de transmissão e entendimento e, a partir disso, o caráter técnico das manifestações e seus resultados tornou-se um campo fértil para estudos.
O domínio e compartilhamento desse conhecimento e a sua propagação por meio da arte e outras maneiras espontâneas fecha o círculo da comunicação em sociedade, seja ela primitiva ou mais avançada.
O papel da tecnologia também é essencial nos processos comunicacionais do passado, presente e futuro.
Viu só como um mestrado em Comunicação e Linguagens pode incrementar o seu currículo e seus conhecimentos enquanto profissional? Baixe o e-book e saiba tudo sobre a carreira!