O ensino superior deve obedecer uma regra prevista no Art. 207 da Constituição, a “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Esse princípio garante que a universidade seja capaz de oferecer o aprendizado teórico, a formação prática e a produção de conhecimento.
Esses três fatores são o que mantém a sustentabilidade da formação, ou seja, o equilíbrio entre todos os aspectos essenciais para uma formação de qualidade. Isso ocorre porque cada aspecto complementa e é complementado pelo outro.
Sendo assim, para aproveitar bem a graduação é preciso participar, além do ensino, de projetos de pesquisa e extensão. Você sabe como fazer isso? Entenda melhor como participar do ensino, da pesquisa e da extensão na faculdade. Confira!
Entenda o que é Ensino, Pesquisa e Extensão
O conceito de ensino é definido como um processo sistemático utilizado para transmitir conhecimentos. Na faculdade, está presente nas aulas práticas e teóricas que compõem a grade curricular do curso. É fundamental para o estudante adquirir os conceitos e habilidades técnicas básicas da área.
A pesquisa, por sua vez, pode ser entendida como um conjunto de métodos cuja finalidade é produzir conhecimento, neste caso, de cunho científico. Dentro da universidade, esse aspecto é desenvolvido por professores e alunos de mestrado e doutorado.
Já a extensão, tem por objetivo colocar em prática os conhecimentos obtidos do ensino e da pesquisa. Compreende os eventos da área, como congressos e palestras, e ações nas quais o aluno realiza intervenções junto à comunidade local. Por isso, os três aspectos são complementares, um embasa o outro.
Conheça a importância da pesquisa e extensão na faculdade
O aluno que não compreende o que é ensino, pesquisa e extensão perde a oportunidade de participar dos projetos desenvolvidos na universidade. Deixando, assim, de aproveitar uma formação mais abrangente, tanto em conteúdo quanto no desenvolvimento de competências técnicas.
Do ensino é difícil escapar, mas a pesquisa e extensão podem passar despercebidas com mais facilidade. Afinal, compreendem atividades extracurriculares. No entanto, possuem uma importância tão grande quanto a do ensino e oferecem oportunidades únicas para a formação profissional.
Os projetos de extensão, por exemplo, são o melhor ambiente para fazer contatos profissionais durante a faculdade. Já a pesquisa na graduação desenvolve habilidades que ajudam na própria formação inicial, quanto na elaboração de um projeto de mestrado ou doutorado, por exemplo.
Veja também:
- Conheça a Tuiuti em detalhes!
- Vai começar a faculdade? Saiba como aproveitar a vida acadêmica!
- Saiba tudo sobre a sua matrícula na Tuiuti!
Saiba como participar de projetos de pesquisa e extensão
Os projetos de pesquisa e extensão são apresentados aos alunos da graduação na rotina da faculdade. A extensão, em especial, costuma ser uma exigência curricular. O estudante deve cumprir uma carga horária mínima de atividade complementares que são preenchidas, normalmente, por eventos de extensão.
Eles são fáceis de achar. A própria universidade oferece cursos e palestras, divulga congressos e eventos. Além disso, os alunos podem fazer propostas de extensão para experimentar temas de seu interesse fora do cronograma normal do curso. As monitorias são outra opção, na qual o aluno pode aprofundar e ter mais contato com uma disciplina de seu interesse.
A pesquisa pode ser acessada por estágios dentro da própria universidade, como assistente de pesquisa, por exemplo, auxiliando professores e alunos de outros níveis a realizar procedimentos básicos. No entanto, o melhor caminho é a iniciação científica, um projeto no qual o aluno aprende a desenvolver uma pesquisa própria ainda na graduação.
O ensino, pesquisa e extensão permitem que o aluno aprimore seus conhecimentos e conclua a graduação pronto para outros desafios, como uma especialização, mestrado ou doutorado.
Assine nossa newsletter para descobrir mais formas de aproveitar ao máximo seu tempo na faculdade!