Já pensou em se tornar um piloto comercial? Ou seja, trabalhar profissionalmente na pilotagem de aeronaves? Se sim, saiba que fazer um curso de piloto é o primeiro passo para começar sua carreira. Apesar dos salários atraentes, que começam em R$ 7 mil e podem chegar a até R$ 16 mil, ainda faltam profissionais qualificados para atuar na área.
A graduação em pilotagem profissional de aeronaves fornece aos alunos os conhecimentos necessários para transportar passageiros e cargas em aviões com segurança e atende às exigências da ANAC.
Continue lendo e saiba tudo sobre esse curso!
O que é o curso de pilotagem profissional de aeronaves?
O Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves forma profissionais preparados para pilotar aviões, helicópteros e outras aeronaves de diferentes portes.
A graduação tem duração de dois anos e é composta por uma etapa acadêmica e outra prática. Por se tratar de um curso tecnológico, as disciplinas são menos teóricas e mais voltadas para a resolução de problemas práticos que o futuro profissional poderá enfrentar em seu dia a dia.
O aluno de Pilotagem Profissional de Aeronaves aprende a transportar passageiros e cargas, prevenir acidentes, identificar e solucionar problemas nas aeronaves, criar planos de voo com informações sobre rota, altitude, tripulantes e combustível e atualizar o diário de bordo, entre outras atividades.
O que se estuda nesse curso?
Na fase acadêmica do curso de pilotagem profissional de aeronaves, a grade curricular conta com disciplinas teóricas e práticas laboratoriais. No início da graduação, o aluno estuda conteúdos de física e matemática aplicados à aviação.
O estudante também aprende conhecimentos de meteorologia e navegação aérea, imprescindíveis para a pilotagem, e conhecimentos técnicos de aeronaves, assim como estrutura de operação e manutenção.
O curso também conta com disciplinas sobre segurança, emergência e sobrevivência e medicina aeroespacial, que permite que o profissional saiba prevenir e lidar com situações de emergência.
Outras matérias que merecem destaque são as de regulamento de tráfego aéreo e direito aeronáutico, que capacitam os profissionais para seguir as normas da aviação. Além disso, os alunos também contam com disciplinas de inglês voltados especificamente para a área.
Veja também:
- Quer realizar o sonho de ser piloto profissional?
- Financiamento estudantil é alternativa para pagar a faculdade
- Conheça a Tuiuti em detalhes!
Como funciona a parte prática?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige um número mínimo de horas de voo para fornecer a licença de trabalho para pilotos. Por isso, após concluir a parte teórica do curso, o aluno precisa fazer as aulas práticas em uma escola de aviação homologada pela ANAC.
O estudante pode optar por realizar essa etapa em aviões, helicópteros e outros tipos de aeronaves. Depois de fazer as aulas práticas, o piloto precisa comprovar sua realização por meio da apresentação da Carteira de Habilitação Técnica de Piloto Comercial para conseguir o diploma na faculdade.
Neste post, você descobriu que o curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto comercial, cuja área carece de profissionais capacitados. Em seguida, é preciso realizar as horas mínimas de voo para conseguir a licença de trabalho da ANAC.
Ficou interessado? Então acesse a página do curso e obtenha mais informações!