Acesse o conteúdo

Vestibular em Curitiba: como escolher a melhor opção

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Vestibular em Curitiba: como escolher a melhor opção

Os momentos que antecedem o ingresso em uma faculdade – especialmente quando se trata da primeira graduação – são geralmente cercados por muita expectativa. A esta altura, o futuro universitário passou dias, meses ou até mesmo todo o ano anterior tomando decisões.

A primeira delas, como não poderia deixar de ser, diz respeito a que carreira seguir. Para alguns, esta é uma decisão fácil, fruto de uma convicção ou afinidade prévia. Em outros casos, são necessários muitos testes vocacionais e um aconselhamento profissional.

Mas esta não é a única escolha que deve ser feita. Tão importante quanto a carreira a seguir, é escolher a instituição de ensino. Mas, na hora de prestar vestibular, você sabe como escolher a melhor opção? Aqui em Curitiba ou em qualquer outro lugar do país, vários critérios devem ser levados em consideração: os principais deles estão listados abaixo.

Decidiu o curso? Confira algumas dicas na hora de prestar vestibular

Uma vez que você já tenha certeza do curso que pretende se matricular, fique atento às seguintes considerações.

Qualidade de Ensino e Infraestrutura

Por mais importantes que sejam os outros critérios, a infraestrutura e a qualidade de ensino devem ser fatores preponderantes para a sua decisão.

É essencial que a instituição ofereça aos estudantes plenas condições de vivenciar o dia a dia da profissão na prática – seja qual for o ofício escolhido – somada a um corpo docente que, além de sólidos conhecimentos, esteja atento às transformações do mercado.

Em Curitiba existem muitas faculdades com oferta de ensino e infraestrutura de qualidade, como é o caso da Tuiuti. Na hora do vestibular, você poderá comprovar a organização e esmero de cada universidade para bem receber os futuros alunos.

Veja também:

Custo x Benefício

Não é exagero afirmar que, quando se entra para uma faculdade, o investimento vai muito além das mensalidades. Muitas famílias acabam tendo que fazer ajustes em seu orçamento para a realização deste sonho.

Neste sentido, além de considerar o valor das mensalidades, você deve também avaliar o custo do deslocamento e permanência fora de casa. Se não dá tempo de voltar para casa para comer antes de ir à faculdade à noite, você terá que se preparar para fazer um lanche na rua, o que deve ser contabilizado no seu orçamento.

Outra questão é com relação à reputação da instituição de ensino. Não adianta pagar mais barato pelo curso de graduação se a faculdade não possui reconhecimento no mercado, pois será mais difícil para você ingressar em boas oportunidades de emprego.

Formato do processo seletivo

Há de se considerar ainda a formatação e o nível de exigência do processo seletivo: vestibular tradicional – com uma ou múltiplas fases – ou provas agendadas no decorrer do semestre.

Aqui na Tuiuti, por exemplo, você faz uma prova sobre quatro disciplinas comuns e duas vocacionais, terminando com a redação, é claro. Outras instituições aplicam provas sobre todas as disciplinas vistas ao longo do Ensino Médio mais uma prova específica de redação.

Considerar a maratona a ser percorrida para ingressar no ensino superior é uma forma de eleger a universidade que está mais alinhada ao seu momento atual.

Dúvidas tiradas ou você ainda tem alguma pergunta? Deixe seu comentário!

Leia também! Check list vestibulando: como identificar o melhor curso de graduação

Acesse o nosso site para saber mais sobre os cursos!

Ainda tem dúvidas sobre Vestibular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *