Acesse o conteúdo

3 profissões que têm o horário de trabalho flexível – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

3 profissões que têm o horário de trabalho flexível – Tuiuti

Ter um trabalho flexível tanto em horários quanto em poder atuar remotamente (home office) passou a ser o sonho de muitas pessoas, principalmente depois da pandemia do COVID-19, em que ficou claro que muitas atividades podem ser desenvolvidas sem a presença física no escritório.

A facilidade de não precisar se preocupar com o trânsito e com o transporte público lotado ou, até mesmo, com o tempo para chegar ao local de trabalho faz com que essa flexibilidade seja cada vez mais procurada por profissionais das mais diversas áreas.

Mas são todas as profissões que podem contar com toda essa flexibilidade? A resposta é não! E isso nem sempre tem a ver com as empresas para a qual você trabalha, somente, às vezes, também tem a ver com a profissão que você desempenha. 

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Vamos te contar algumas profissões com maiores chances de oferecer um trabalho flexível, bem como vamos contar um pouco mais sobre como conciliar essa rotina de trabalho com os estudos!

Resumo do post

Vamos à leitura!

Nem todas as profissões podem ser flexíveis

Vamos começar trazendo a notícia triste: flexibilidade de dias, de local de trabalho e horário não é pra todas as profissões. 

Isso porque, em muitos casos, é necessário estar em algum lugar fisicamente para realizar atividades. Por exemplo, se você quebrar um braço, com certeza, não vai querer uma teleconsulta para resolver, né? 

Nesse cenário, você precisará de uma pessoa física pra te ajudar, logo, só nessa situação, já temos: o profissional que fará o raio-x, o médico, o enfermeiro e alguns outros profissionais que trabalham no hospital, tais como segurança, equipe de limpeza, recepcionistas, biomédicos para avaliar exames de coleta etc. 

Esses são apenas alguns exemplos das profissões que são menos flexíveis, mas existem diversas outras que não colocamos aqui e cujo desafio para conseguir ter uma rotina mais flexível costuma ser maior. 

Ao escolher uma profissão, tente entender se ela realmente possui a flexibilidade que você deseja; logo antes de entrar na faculdade, busque conhecer mais as áreas de atuação e tudo aquilo que você pode explorar dentro da área antes de tomar a sua decisão. 

Lembre-se, também, de que, após a pandemia, algumas empresas acabaram adotando o home office, mas não foram todas. Um estudo afirma que apenas 10% das empresas realmente adotaram o home office na rotina.

E embora isso não esteja errado, é válido levar em consideração que você não necessariamente precisa trabalhar em uma empresa. Você pode empreender e abrir o seu próprio negócio, daí vem a grande importância de pesquisar bastante a área que você pretende atuar. 

Bom, com isso em mente, que tal conhecer algumas profissões que permitem um horário de trabalho flexível e que te permitem trabalhar home office?

1. Web designer e desenvolvedor web

Ter um site convidativo, que faça com que o leitor tenha interesse em conhecer mais você e aquilo que você oferece não é uma tarefa fácil, e é justamente esse o trabalho dos web designers e desenvolvedores web. 

Esses profissionais atuam na criação de sites de forma codificada. Enquanto o desenvolvedor web atua na estrutura, modelo e protótipo de sites, o web designer tem por responsabilidade projetar as interfaces digitais para que sejam atraentes e eficazes ao levar um visitante a uma ação determinada. 

Como desenvolvedor web ou web designer, você não precisa, necessariamente, seguir à risca um horário de trabalho, pelo contrário, é possível trabalhar em uma empresa que ofereça jornada de trabalho remota ou empreender e trabalhar por projetos. 

Para atuar nessas áreas, você precisa entender tudo de desenvolvimento, e o curso de Ciências da Computação pode ser a sua porta de entrada para elas!

Veja também:

2. Editor de vídeos 

O universo dos conteúdos audiovisuais está sendo cada vez mais explorado, dado o crescimento das mídias sociais nos últimos anos. Nesse cenário, os profissionais editores de vídeos ganharam bastante visibilidade. 

De vídeos curtos a vídeos longos, esse profissional precisa trabalhar com bastante criatividade e atenção aos detalhes, às vezes, um movimento de segundos pode fazer total diferença no resultado final. 

E essa é uma profissão que permite trabalhar por demanda, e, desde que você tenha em casa o acesso a um bom computador e materiais de edição, você também não precisa estar fisicamente dentro de uma empresa, pode, tranquilamente, trabalhar do conforto do seu lar ou de onde você estiver! 

O curso de Publicidade e Propaganda é uma boa opção para quem deseja aprender mais sobre o universo da comunicação e, consequentemente, atuar com a edição de vídeos. Em todo caso, na internet, também existem vários outros cursos que são bem específicos para a área.

3. Analista de dados

Na era da informação e do digital, não podemos deixar de falar do profissional que é capaz de transformar uma imensidão de dados em informações relevantes, que colaboram para a tomada de decisão das empresas. 

O analista de dados é responsável por analisar e interpretar um grande número de informações resultantes de pesquisas ou, até mesmo, de ferramentas on-line, bem como trazer para esses números um olhar estratégico. 

Organizar os dados, identificar padrões de comportamento, tornar esses dados compreensíveis e apontar possíveis soluções por meio dessa análise são partes essenciais da vida desse profissional. 

Mais uma vez, se você tiver acesso a um bom computador, será possível trabalhar de qualquer lugar!

Não existe apenas um curso para esse profissional. Se você ama números e quer trabalhar com isso, pode estudar Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação etc.

Como conciliar estudos e trabalho?

Para conciliar estudos e trabalho é necessário ter uma rotina bem organizada. Atualmente, se você busca uma profissão com horários flexíveis, por que não estender essa busca para sua graduação? Escolher um curso EAD ou semipresencial pode te ajudar nessa jornada. Existem algumas faculdades no Paraná que podem ser uma opção para você.

Como funciona a faculdade EAD?

A faculdade EAD é 100% remota e tem a flexibilidade de poder ser realizada de qualquer lugar do mundo (desde que tenha acesso a um dispositivo com internet), além de ter as aulas gravadas, permitindo que você também tenha a flexibilidade de horários para adequar a sua agenda conforme a sua disponibilidade.

Como funciona a graduação semipresencial?

graduação semipresencial é para quem quer uma jornada flexível, mas não abre mão daquele contato humano. Na faculdade semipresencial, você terá alguns dias de aulas on-line e outros de encontros presenciais na instituição de ensino, sendo ótimo para te ajudar a conciliar o trabalho com o curso da graduação.

E então, você é do time que prefere trabalhar home office ou presencial? 

Ah, antes de ir embora, aproveite para conferir mais uma área que pode ser hiper flexível quando falamos em jornadas de trabalho: 4 oportunidades de trabalho para um comunicólogo na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *