Acesse o conteúdo

4 fatos sobre a formação técnica que você precisa saber

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

4 fatos sobre a formação técnica que você precisa saber

Com um mercado de trabalho aquecido e cada vez mais competitivo, não dá para ficar parado no tempo! É preciso estar sempre se atualizando para atender às novas exigências e conquistar um diferencial. Por isso, a formação técnica tem sido a solução para milhares de jovens que querem ingressar no mercado de trabalho.

Seja qual for a sua área de atuação, se você quer conquistar o emprego dos sonhos, saiba que pode estar faltando no seu currículo um curso técnico

Caso você nunca tenha feito um ou esteja começando a pensar no assunto, precisa conferir este post até o final. Continue com a gente e descubra 5 fatos sobre a formação técnica! Vamos lá?

O que é um curso técnico?

Não dá para falar sobre as vantagens de conquistar sua formação técnica se você não sabe o que é um curso técnico. Por isso, antes de tudo, vamos fazer um breve resumo para inteirar você do assunto.

A formação técnica é um curso de nível médio com foco 100% na sua qualificação profissional. Valorizados pelas empresas, os cursos técnicos conduzem o estudante para um aprendizado prático, preparando-os para o mercado de trabalho.

Se, na graduação, você aprofunda o seu conhecimento em determinada área, já no curso técnico, você tem uma metodologia voltada para preparar você para o mercado de trabalho.

Mas para conquistar o seu certificado, antes de tudo, você precisa ter concluído o ensino médio. Se você acabou de sair da escola e quer encontrar uma vaga no mercado de trabalho, essa pode ser a oportunidade perfeita para você!

Quais as vantagens do curso técnico?

1. Maiores chances no mercado de trabalho!

Se você está se perguntando porque deve fazer curso técnico, podemos lhe dar um motivo que, com certeza, fará você pensar mais no assunto: as suas chances de empregabilidade. 

Com o aumento da demanda por profissionais qualificados focados em sua área de atuação, um curso técnico é uma ponte entre você e o mercado de trabalho.

Um ensino técnico proporciona não só sua qualificação promocional como permite que você conquiste experiência ainda ao decorrer do curso com vivências práticas. 

Dessa forma, você aprende a atuar de forma ágil e está preparado para atender às exigências do mercado. Esse é um diferencial e tanto para as empresas que buscam, cada vez mais, profissionais aptos e preparados.

Veja também:

E-book - Profissões do futuro

2. Menos tempo para sua formação

Você sabia que com um curso técnico você pode conquistar seu certificado em até dois anos? Um dos diferenciais do ensino técnico é o seu tempo de duração. 

Se você quer investir na sua qualificação, mas não pode esperar pelos quatro anos do nível superior, o curso técnico pode ser o ideal para você! Com uma formação em menos tempo, é possível conquistar seu certificado em até dois anos. 

E caso você precise conciliar o seu curso técnico profissionalizante com outras atividades, não é um problema! Com uma carga horária menor, você pode conciliar seus estudos com a sua rotina sem dores de cabeça.

3. Investimento acessível!

E já que estamos falando sobre investir na sua formação, o curso técnico também é uma grande vantagem quando o assunto é custo-benefício. Você terá acesso a laboratórios especializados, uma infraestrutura completa e uma formação de qualidade por um preço que cabe no seu bolso!

Além disso, conquistada sua formação em menos tempo e com mensalidades mais acessíveis, você pode conquistar uma oportunidade de trabalho mais rapidamente e, em pouco tempo, obter o retorno do seu investimento financeiro no curso. 

4. Formação reconhecida pelo MEC

Para quem nunca fez um curso técnico, essa é uma dúvida comum no primeiro momento. Caso você esteja se perguntando, saiba que sim, o curso técnico é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Com um curso reconhecido pelo MEC, você tem em mãos um certificado válido nacionalmente e o reconhecimento técnico na sua área de formação. Além disso, o peso do certificado do Ministério da Educação agrega valor ao seu diploma, fazendo com que ele seja valorizado no mercado de trabalho. 

Como um curso técnico pode impactar o seu futuro profissional?

Se você concluiu o Ensino Médio e está pensando no próximo passo da sua carreira, essa é uma ótima hora para fazer um curso técnico. Dessa forma, você pode desenvolver suas habilidades e se profissionalizar na sua área. 

Além disso, com um certificado em mãos, você pode transformar o seu futuro profissional e conquistar as habilidades necessárias para impactar o mercado de trabalho. Um curso técnico pode transformar o seu futuro profissional e abrir um leque de oportunidades no mercado de trabalho.

Além, da alta faixa de empregabilidade, sendo reconhecido como técnico na sua área de formação, você tem maiores chances de conquistar cargos melhores e salários mais altos. 

E como conhecimento abre portas! Além do curso técnico, você tem um leque de opções para investir no seu futuro profissional, como o curso superior ou tecnólogo. 

Se você não conhece a diferença entre ambos, é hora de ficar por dentro do assunto e alavancar a sua carreira! Acesse o nosso blog e confira o último post sobre: qual a real diferença do curso tecnólogo para um superior? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *