Em algum momento da sua vida, você deve ter tido contato com um educador físico, seja na Educação Infantil, no Ensino Médio ou, até mesmo, na academia. De fato, esse é um profissional que tende a estar presente na nossa rotina, mas a área de Educação Física não se limita a esses campos de atuação.
Se você quer começar um curso superior em Educação Física e chegou até aqui em busca das possibilidades de atuação no mercado de trabalho, podemos adiantar que o cenário é promissor e, neste post, você descobrirá mais sobre isso.
Continue conosco e confira, a seguir, as novas possibilidades de atuação do profissional e qual é a importância da educação física.
Confira neste post:
Como é o curso de Educação Física?
Caso você esteja aí se perguntando como escolher o curso certo, saiba que a graduação em Educação Física é para aqueles que são comunicativos e querem proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Com duração de 4 anos, o curso de nível superior forma um profissional capaz de atuar na promoção da saúde por meio de aulas e atividades que conduzem a um bom condicionamento físico.
Com esse breve resumo, já deu para notar a importância desse profissional, não é? Afinal, o educador físico trabalha diretamente com a nossa saúde e é fundamental para que possamos conquistar o bem-estar físico e até mesmo mental.
Ao decorrer da graduação, o aluno que opta por esse curso conta com uma metodologia que une teoria e prática. Entre as disciplinas que o estudante pode ver ao longo do curso, estão: Anatomia Humana, Psicologia da Educação e atividades como futebol e ginástica geral.
Com o diploma em mãos, o profissional estará habilitado para dar aulas, supervisionar exercícios e atuar em diversos setores, como academias ou competições.
5 áreas em que o profissional de Educação Física pode atuar
Afinal, onde você poderá atuar após concluir a graduação em Educação Física? Se essa é a sua pergunta, estamos aqui para respondê-la! A seguir, listaremos 5 novas áreas que estão em crescente expansão no mercado profissional.
1. Consultoria online
Você já ouviu falar da consultoria online de educação física? Com o isolamento social que vivemos nos últimos dois anos e a praticidade da internet, o educador físico ganhou novas oportunidades no mercado de trabalho, como a consultoria online.
Se você nunca tinha ouvido falar sobre a profissão, vale a pena ficar de olho, pois é uma área que está crescendo no mercado. Com flexibilidade de horário, a consultoria é feita 100% online e os alunos têm seus treinos personalizados e supervisionados pelo profissional.
Com a exclusividade de uma orientação individual e a praticidade, a consultoria online tem ganhado cada vez mais adeptos e é uma das novas áreas mais promissoras para o profissional de Educação Física.
Veja também:
- Como criar um plano de estudos para estudar em casa?;
- Como as aulas remotas ajudam na divisão de tarefas do dia?;
- Entenda a importância de aulas dinâmicas na modalidade EaD.
2. Empreendedorismo em saúde
Engana-se quem acha que um profissional de Educação Física não pode empreender. Pelo contrário, na realidade, essa é uma das novas áreas que mais têm crescido no mercado.
O profissional pode empreender abrindo sua própria academia ou Crossfit, mas as possibilidades não terminam por aí. Unindo as suas habilidades à praticidade das novas tecnologias, o educador físico ainda pode vender online seus cursos, videoaulas, e-books e conteúdos sobre a sua área de formação.
O educador físico ainda pode investir em uma plataforma 100% online, própria para exercícios e com publicações sobre a saúde física. Enfim, as possibilidades são muitas quando o assunto é empreender, principalmente no universo online.
3. Pesquisa
Uma das áreas que mais têm carência de profissionais de Educação Física e está em crescente expansão é o setor de pesquisa. Frequentemente, as instituições abrem vagas para projetos de estudo que envolvem diversos profissionais, inclusive o educador físico.
O foco da maioria das pesquisas é melhorar a qualidade de vida, e é claro que tal objetivo está diretamente ligado à saúde física. É possível estudar as lesões, fazer análises de casos e buscar soluções para os problemas enfrentados pela população.
4. Reabilitação
Em resumo, a reabilitação é a área da saúde responsável por cuidar de pacientes que se recuperam de algum trauma, lesão ou cirurgia. Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma área somente dos fisioterapeutas. Na verdade, normalmente, esses profissionais trabalham em conjunto com os educadores físicos.
Nesses casos, a presença de um preparador físico e a prática de atividades é fundamental para uma recuperação rápida e efetiva. E é aí que entram em cena o educador físico, com exercícios específicos e treinamentos feitos para cada caso.
5. Ginástica laboral
Por fim, outra área em que você pode atuar após a sua formação é o setor de ginástica laboral. Esse é um ramo da educação física que tem crescido muito após a adoção das empresas e compreensão da importância da atividade física no dia a dia do trabalhador.
A ginástica laboral pode ajudar os funcionários a lidar com longas horas de trabalho e ter um desempenho melhor dentro das suas funções. Por isso, os profissionais de Educação Física têm sido cada vez mais requisitados pelas empresas, órgãos públicos e estabelecimentos que priorizam a saúde dos seus funcionários.
Caso você esteja procurando uma faculdade no Paraná para começar o seu curso de Educação Física, saiba que a área é promissora e esses são só alguns dos setores que estão esperando por você de portas abertas.
Mas agora que você conhece mais a fundo as novas possibilidades de atuação do educador físico, não dá para ficar só na teoria, não é? É hora de dar o próximo passo e investir na sua graduação ainda este ano.
Se você gostou deste post e quer saber mais sobre os nossos cursos, não se esqueça de conferir o nosso último conteúdo: Conheça os cursos existentes na Universidade Tuiuti.