Se você está se perguntando o que faz um nutricionista na prática quando termina a graduação, você está no lugar certo!
A área da Nutrição é uma das mais vastas e com diversas possibilidades de atuação no mercado, apesar de ser muito conhecida pela Nutrição Clínica, com atendimento de pacientes que desejam melhorar a qualidade de vida.
Mas, a verdade é que existem muitos outros ramos para o profissional nutricionista se inserir! Neste post, você confere alguns setores que você pode escolher para começar sua carreira, mesmo ainda durante a sua graduação.
O que você confere neste post?
- 5 ramos da Nutrição para seguir carreira
- Saúde coletiva
- Indústria de Alimentos
- Alimentação coletiva
- Nutrição Esportiva
- Como auxiliar na melhora da alimentação?
- Como atuar na ajuda de controle de peso?
- É possível focar em hidratação?
- Marketing Nutricional
- Como escolher sua área de atuação?
Pronto para descobrir áreas de atuação incríveis para o profissional nutricionista? Conheça 5 delas e encontre a sua em nosso artigo. Continue a leitura!
5 ramos da Nutrição para seguir carreira
Como dito antes, a área da Nutrição é bastante grande e completa e escolher uma carreira nas inúmeras possibilidades pode ser um desafio.
Foi pensando nisso que decidimos trazer cinco áreas que talvez você conheça pouco e assim entender o que um nutricionista faz na prática, no dia a dia e nas diversas opções de trabalho dentro do mercado! Vamos lá?
Saúde coletiva
Um dos campos mais conhecidos na área de atuação do nutricionista. Nele, o profissional trata de dar assistência à população por meio de programas sociais e institucionais, promovendo uma melhoria dos hábitos alimentares. A ideia de saúde coletiva é prevenir doenças, melhorando a qualidade de vida da população em geral.
Há também uma participação ativa em relação à atenção básica desses grupos em relação a doenças “comuns” e que afetam um todo como a obesidade, desnutrição e carência de nutrientes. O nutricionista que escolhe esse campo pode trabalhar em clínicas, postos de saúde, ambulatórios e unidades de alimentação.
Também pode participar da gestão desses programas sociais, auxiliando junto à vigilância sanitária para melhorias do ambiente, fazendo algumas funções de fiscalização e ajudando também em questões de abastecimento de comida e na orientação dentro de políticas públicas de saúde.
O setor público, por exemplo, tem-se utilizado bastante desses profissionais em funções relacionadas à fiscalização, gestão de programas governamentais, principalmente em crises de abastecimento de comida, e até conselheiros de saúde para situações de obesidade, desnutrição e carência de nutrientes em determinados locais.
O papel do profissional nutricionista na saúde coletiva é fundamental e uma das grandes vantagens dessa área – e por isso é tão escolhida e conhecida – é que não há necessidade de uma especialização específica para atuar.
Nesse ramo, é necessário ter uma visão ampla e entender de maneira geral as necessidades dos pacientes e do público. É uma ótima opção para quem está começando no mercado!
Indústria de Alimentos
O nutricionista que decide atuar na indústria de alimentos precisa ter em mente que não atuará diretamente com pacientes. No ramo das indústrias alimentícias, o profissional ajudará na fiscalização e elaboração de estratégias para melhorar os valores nutricionais dos alimentos.
Essa é uma opção para quem gosta principalmente de laboratórios, pesquisas e treinamentos. A ideia é o profissional participar do controle de qualidade da produção e conservação dos alimentos, atuando também junto aos funcionários das empresas alimentícias, inspecionando e realizando consultorias.
Este é um ramo que está crescendo cada vez mais. Um estudo recente afirma que 80% dos brasileiros buscam por alimentos mais saudáveis. Diretamente ligado à Nutrição Esportiva e o aumento do interesse por um “estilo de vida melhor”, a busca por alimentos mais saudáveis cresceu consideravelmente, principalmente diante da pandemia.
Dessa forma, o nutricionista que atua na área da indústria de alimentos auxilia as empresas a balancear o lado nutricional de seus produtos, buscando ofertar alimentos mais naturais e com um valor nutricional maior.
A vantagem desse ramo é o mercado de trabalho em alta. Por conta da busca de produtos mais nutricionais, aumenta também a busca por profissionais que possam desenvolvê-los de forma a melhor atender às necessidades da população.
Alimentação coletiva
Outra área bastante escolhida por profissionais de Nutrição é a Alimentação Coletiva. O setor das chamadas Unidades de Alimentação e Nutrição é um dos que mais emprega nutricionistas. Cerca de 30% dos profissionais de Nutrição trabalham nessa área.
E por quê? Bem, graças à Resolução nº 600 do CFN, qualquer setor desta área deve dispor de um nutricionista. Se, por exemplo, uma empresa possui mais ou menos 300 refeições por dia, é necessário ter um nutricionista com, no mínimo, 10 horas semanais disponíveis.
E o que seriam essas empresas? Escolas, hospitais, refeitórios e, claro, restaurantes. Ser parte da Alimentação Coletiva é contribuir para melhorar os hábitos nutricionais dos funcionários, reduzindo índices de doenças e podendo aumentar o bem estar e produtividade dos colaboradores.
O trabalho nessas unidades envolve diversas etapas importantes para que uma boa alimentação chegue ao pessoal. Aqui, o nutricionista vai gerenciar desde a parte de cardápio à higienização e vigilância.
Alguns dos trabalhos realizados pelo nutricionista desse ramo são:
- montagem de cardápios mensais;
- controle de estoque e armazenamento;
- fiscalização de higiene e segurança das cozinhas industriais;
- coordenação das equipes de produção dos alimentos.
Quem decide seguir por essa área, deve estar ciente de que tem muita gestão pela frente. Inspeção de refeições, treinamento de funcionários e administração de custos são algumas das tarefas realizadas pelos nutricionistas de Alimentação Coletiva.
Nutrição Esportiva
Uma das áreas de atuação que mais tem crescido no universo da Nutrição é a Esportiva. Com a popularização das academias e a propagação da necessidade de uma vida mais saudável, há um mercado de trabalho aquecido, aumentando a chance de profissionais que desejam ingressar no ramo dos esportes.
E, se você achou que a área esportiva era só para os profissionais de Educação Física, não se engane, o trabalho do nutricionista aqui é fundamental. Ao escolher esse ramo, os nutricionistas podem atuar em diversos segmentos, visando auxiliar na melhora do desempenho dos atletas.
É possível atuar em clubes esportivos, academias, acompanhamentos individuais e de equipes. A ideia é auxiliar esportistas e atletas em geral a se alimentarem melhor para estarem mais preparados para as atividades físicas associadas.
Alguns pontos abordados na Nutrição Esportiva são:
- Melhoria da alimentação;
- Controle de peso;
- Hidratação.
E como você pode se especializar em cada um deles? Confira abaixo!
1. Como auxiliar na melhora da alimentação?
Uma ingestão adequada de alimentos é essencial para a vida de um atleta. A reeducação alimentar é um dos principais monitoramentos que o nutricionista faz atuando nesta área.
Um atleta que deseja ter alta performance, precisa ter uma alimentação voltada às suas necessidades e assim, evitar a fadiga muscular. A ingestão de carboidratos e gorduras precisa ser controlada e conferida por um profissional nutricionista a todo tempo.
Por exemplo, quem está fazendo treino de musculação, precisa de uma alimentação diferente de quem está fazendo um treino voltado para corrida. O profissional que atua na área esportiva focado em melhoria da alimentação é responsável pela dieta específica de cada atleta, suplementos e vitaminas que precisam.
2. Como atuar na ajuda de controle de peso?
Bem, juntamente à melhoria da alimentação, cada atleta necessita de um déficit ou aumento de consumo de calorias. O profissional nutricionista deverá auxiliar nesta dieta.
Esta é uma área bastante importante principalmente em se tratando de emagrecimento. Um estudo mostra que no Brasil, 95% das pessoas que fazem dietas restritivas voltam a engordar e por quê? A falta de um acompanhamento profissional gera um consumo errado de alimentos, o que torna difícil alcançar os resultados de peso esperados.
3. É possível focar em hidratação?
Sim! E esta é uma das partes fundamentais para um atleta e por isso é tão importante ser um assunto abordado pelos nutricionista esportivos. Ingerir líquidos inadequadamente ou insuficientemente pode afetar – e muito – a performance de um atleta.
É necessário aqui que o nutricionista entenda a necessidade do atleta e possa auxiliá-lo com um plano nutricional não só focado na alimentação, mas também na ingestão de líquidos.
Trazer pontos de abordagem como aumento dos níveis de energia, melhora da concentração e recuperação e desenvolvimento da composição corporal é fundamental para que atletas e esportistas entendam a importância da hidratação.
Para desenvolver a melhor estratégia dentro da área de Nutrição Esportiva, você, como nutricionista, precisa avaliar seu paciente como um todo. Além do treinamento, é preciso levar em consideração o estilo de vida, hábitos diários e possíveis medicações que esteja tomando.
Trabalhar com Nutrição Esportiva exige uma análise minuciosa das necessidades de cada atleta, assim como entender objetivos de curto, médio e longo prazo de cada um. É uma área que demanda atenção redobrada, estágios, especializações concretas e também a vontade de seguir carreira.
Marketing Nutricional
Que a área do marketing é uma das maiores do mercado não é novidade e, é claro, que na área da saúde não seria diferente. Marketing Nutricional é um ramo que tem crescido e se apresenta promissor diante de um cenário em que a transformação digital é quem dita a regra.
Trabalhar com Marketing Nutricional é criar estratégias para oferecer informações relevantes sobre o caráter nutricional dos alimentos aos consumidores. O principal ponto aqui é fazer divulgação nos rótulos de alimentos e propagandas nutricionais das embalagens.
Tanto em forma de anúncio, ou seja, auxiliando no design das embalagens e rótulos, por exemplo, até – e principalmente – divulgando os produtos com bons valores nutricionais e ingredientes naturais nas redes. Dentro desse ramo, há a possibilidade de atuação em agências voltadas a alimentos saudáveis ou nas mídias como influenciador.
Aqui, diferentemente das outras áreas de atuação, é extremamente necessário ter um posicionamento. Ao decidir ingressar no Marketing Nutricional, você precisa estar de acordo com aquilo que você “prega”. A sua imagem como nutricionista aqui fala até mais alto do que sua especialização.
Trazer uma vida saudável nas redes é um bom exemplo para juntar sua imagem à credibilidade da profissão. Mostrar que consome o produto que está indicando, trazer estudos sobre as propriedades de certos alimentos, fazer uma leitura explicativa dos componentes nos rótulos e embalagens são estratégias que você pode usar.
Como escolher sua área de atuação?
Bem, se você chegou até aqui percebeu que alguns setores da Nutrição são bastante voltados às pessoas e outros à gestão, não é mesmo? Um bom primeiro passo é entender se você prefere atuar diretamente com o público ou prefere uma área mais de pesquisa e administração.
Independente da sua escolha, é fundamental saber que muito estudo e bons estágios podem ajudar você a decidir qual carreira seguir. Porém, antes de tudo isso, você precisa fazer sua graduação em Nutrição, certo?
Aqui na Tuiuti, você se torna um profissional qualificado e pronto para ser a mão de obra que o mercado precisa. Um nutricionista em Curitiba tem a possibilidade de atuar em todas as áreas comentadas neste blog e ainda escolher abordagens mais voltadas às necessidades da nossa cidade em específico.
E aí? Pronto para fazer Nutrição em uma faculdade no Paraná? Então conheça as vantagens de fazer sua graduação na Tuiuti!