Acesse o conteúdo

5 vantagens que um curso superior traz para o profissional

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

5 vantagens que um curso superior traz para o profissional

Já deixou de ser novidade a importância que um curso superior tem na vida de alguém, certo? Buscar uma formação acadêmica é a chave para construir uma carreira mais sólida e atraente para o mercado de trabalho.

Se você vê que esse mercado continua exigente e entende que precisa estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira em um ambiente competitivo, você entendeu tudo!

Sabemos que escolher uma graduação – e, mais à frente, uma profissão – não é uma tarefa simples, mas se você já tem em mente que um curso superior pode mudar a sua vida, você já está no caminho certo.

Você decidiu fazer uma graduação… E agora? Quais são os benefícios disso? Conheça 5 das muitas vantagens de ingressar em um Curso Superior neste post! 

O que você vai aprender neste post?

Esperamos que você possa entender porque começar uma graduação é tão importante para sua carreira. Continue conosco e boa leitura!

5 dúvidas respondidas sobre fazer um Curso Superior

Antes de mais nada, você precisa entender que as vantagens de ingressar em um Curso Superior são inúmeras e cabe a cada um encontrar os motivos que fazem mais sentido para sua realidade. Decidimos escolher vantagens mais atemporais que podem funcionar em qualquer momento da sua vida.

Confira a nossa lista de vantagens:

  1. Estudar o que você gosta;
  2. Melhorar seu currículo;
  3. Ter credibilidade em ser autônomo;
  4. Aumentar sua renda;
  5. Ajudar no seu networking.

Quer saber mais sobre esses benefícios que um Curso Superior pode proporcionar a você? Continue conosco!

1. Posso estudar o que gosto?

Uma das coisas mais bacanas de um Curso Superior é poder escolher o que quer estudar. Ver os detalhes do curso, a carga horária e a grade de matérias, é incrível. É um spoiler positivo de tudo o que vem pela frente.

Como muita coisa muda do Ensino Médio para a faculdade, você sai da zona de conforto e começa a criar o seu próprio ritmo de estudo, decide seu nível de engajamento e se dedica da maneira que faz mais sentido para você.

Você já deve ter ouvido aquela frase de que é mais feliz quem faz o que gosta, né? Bem, se é verdade ou não, vamos deixar para você decidir, mas com certeza é muito mais legal estudar sobre algo que gera um interesse positivo em nós!

Independente de qual seja sua área de escolha – humanas, exatas ou biológicas – a graduação é uma porta gigantesca para sua capacitação profissional. Escolhendo algo que goste ou tenha facilidade, fica mais fácil e agradável, não só estudar, mas buscar um trabalho também.

2. Preciso de um diploma no currículo?

Conhecimento pode ser adquirido de várias formas, mas melhor é fazer isso no lugar certo. Apesar da opinião do mercado sobre “o que importa mais: experiência ou formação” estar mudando, uma graduação não só comprova seus estudos, mas ajuda você a vivenciar experiências reais que ajudarão na sua qualificação profissional.

Além disso, em uma universidade, você aprende disciplina e comprometimento. Com aulas, prazos e trabalhos, você começa a ter uma ideia prática de como pode ser o seu dia a dia no trabalho, uma vez que você está inserido em um ambiente de formação de profissionais.

Diversas empresas de alguns setores ainda valorizam conhecimentos certificados no seu processo de retenção de talentos. Então, ter uma formação acadêmica no currículo é essencial.

Quer algumas razões do porque vale a pena a vivência de uma faculdade? Aí vão 4 delas! 

Com a experiência de um Curso Superior, você:

  1.  Demonstra autoridade na sua área de atuação;
  2.  Encontra o melhor caminho para buscar atividades extracurriculares;
  3.  Amplia a visão sobre o que você gosta;
  4.  Entende e se especializa no que o mercado está procurando.

3. Um Curso Superior me ajuda como empreendedor?

Se você sonha em empreender ou deseja ter um trabalho mais flexível, uma graduação pode ajudar – e muito – você com isso. Da mesma forma que algumas empresas valorizam formação acadêmica na hora de contratar uma pessoa, elas também vão valorizar na hora de contratar um serviço,

Como dito no ponto anterior, autoridade e credibilidade são dois fatores que um Curso Superior ajuda você a alcançar. Vamos pensar juntos… Você contrataria o serviço de alguém que diz ter experiência – e poder ter mesmo – ou alguém que comprova suas habilidades e competências com diplomas e certificados?

E ainda tem mais! Durante uma graduação, por exemplo, você lida com diferentes tipos de pessoas, aprendendo a pôr em prática soft skills super valorizadas no mercado, como resolução de problemas, gestão de equipes, liderança, empatia e muitas outras.

4. Meu salário é maior se tiver um diploma?

Um dos fatores que muda quando você ingressa no Ensino Superior é a possibilidade de ter um salário maior. Conforme um estudo feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), aqueles que possuem uma graduação ou pós, garantem um salário 144% maior em relação aos que não possuem.

Outro dado super bacana que esse estudo nos mostra é que em comparação com aqueles que nem finalizaram o Ensino Médio, a diferença salarial pode chegar até 258%. É muita coisa!

Em outras palavras, dentro de um mercado de trabalho aquecido, a demanda por profissionais com uma formação mais robusta, com certificados e experiências comprovadas aumenta. Se as empresas decidem evoluir, mudar seu ritmo de trabalho ou, até mesmo, recriar suas estratégias de negócio, elas vão precisar de mão de obra especializada.

5. Como faço para conhecer pessoas novas no Curso Superior?

Você já deve ter ouvido falar em networking, certo? É um termo muito comum no universo profissional que significa, nada menos que, rede de contatos. De maneira simples, networking é criar conexões certas com as pessoas certas. É ir atrás de relacionamentos que vão ajudar na sua carreira.

Talvez agora você esteja se perguntando: “mas se é algo tão comum na vida profissional, como eu vou fazer isso na faculdade?”. Calma, nós temos a resposta! Existem diversas formas de você começar seu networking ainda na graduação. Segue o fio.

Faça amigos

Parece óbvio, mas não é. Muitas pessoas não conseguem se relacionar quando entram em uma universidade. Por estarem acostumadas com seu mundo de escola ou ambiente de trabalho, aquele “universo estranho” pode assustar.

Mas a verdade é que criar conexões durante a graduação é fundamental para seu crescimento. Muitas atividades durante o curso são em grupo e você começa, desde cedo, a entender dinâmicas de equipe e encontrar possíveis “aliados profissionais”. Capacitação profissional não é só diploma! Conexões são chave para o crescimento.

Com amigos ou colegas de sala, você pode pedir indicação caso alguém arranje um emprego, por exemplo. E vale lembrar que o bacana não é só se conectar com pessoas do seu curso, mas de outros cursos próximos ou de áreas que você tem interesse em se especializar depois.

Invista no seu Marketing Pessoal

Saiba o que você quer comunicar desde o começo. Se você deseja apresentar uma imagem mais descontraída, acessível e simpática, seja “o guri/ a guria que entra dando bom dia pra todo mundo”, que divide a bolacha e que usa roupas legais. 

Se você quer passar uma vibe mais séria, você precisa se comportar de um jeito mais sério, ser aquela pessoa que faz as perguntas certas na hora certa e está sempre “buscando ir além”. Vão ver você muito mais na biblioteca do que no pátio, por exemplo.

Não existe certo ou errado, o importante é que você comunique o que deseja e se posicione de forma que as pessoas entendam a sua mensagem e queiram se relacionar com você, justamente por ser “desse jeito”. Acredite no seu potencial e manda ver!

Faça parte das atividades extras

Seja ingressando na Atlética do seu curso, buscando grupos de estudo ou clubes de livro, fazendo iniciação científica ou engajando em trabalhos voluntários proporcionados pela universidade, seja visto fora das salas de aula.

São nas atividades extracurriculares durante a graduação que você vai conhecer o maior número de pessoas diferentes possíveis. Crie conexões úteis, encontre nichos que você goste e faça questão de estar em contato com as pessoas. Demonstre interesse em ser parte!

Agora é pôr em prática

Se você chegou até aqui em sua leitura, percebeu que fazer um Curso Superior traz muitas vantagens para sua vida profissional e pessoal, certo? 

Não existe ordem cronológica para alcançar o sucesso profissional, mas com certeza uma certificação vai auxiliar você a chegar no próximo degrau rumo a uma carreira de sucesso.

É claro que existem diversas faculdades em Curitiba para você escolher, mas só a Tuiuti é 100% paranaense e feita para você! E se você ainda não conhece nossa graduação semipresencial, não perca tempo. 

Uma das grandes vantagens do modelo híbrido é poder estudar de onde quiser, mas também aproveitar toda a nossa infraestrutura para as aulas práticas e para se conectar. Com uma carga horária flexível, você consegue conciliar rotina e estudo sem preocupação.

Não tem mais segredo, agora é escolher sua área e começar sua graduação ou pós graduação conosco. Confira os processos seletivos que estão abertos e faça sua inscrição.

Preparado para encarar o desafio e as muitas vantagens de ter um Curso Superior? Então vem pra Tuiuti!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *