7 perguntas sobre pós-graduação que você não pode deixar de conferir

7 perguntas sobre pós-graduação que você não pode deixar de conferir

A continuidade dos estudos, logo após a formação universitária, seja um curso de bacharelado, tecnológico ou licenciatura, é um poderoso meio para alcançar a satisfação profissional. Os melhores cargos, salários e o reconhecimento, frequentemente são conseguidos pelas qualificações obtidas por uma especialização, mestrado ou doutorado.

Mas o que é uma pós-graduação exatamente? Vamos procurar esclarecer a maioria das dúvidas sobre pós-graduação, das mais comuns às mais curiosas. Confira junto conosco no decorrer deste artigo!

1. O que é uma pós-graduação?

Pós-graduação é toda formação acadêmica que você pode cursar após a graduação. Neste sentido, especializações, MBAs, mestrado, doutorado e pós-doutorado são pós-graduações.

No Brasil, as pós-graduações são divididas em dois segmentos: lato sensu e stricto sensu, diferindo nos objetivos gerais da formação, como veremos adiante.

2. Como é caracterizada uma especialização? Ela é sinônimo de pós-graduação?

A especialização está associada à pós-graduação lato sensu, pois trata do aperfeiçoamento técnico-profissional.

O enfoque dos cursos de especialização normalmente está atrelado a ferramentas, técnicas, práticas e estratégias que podem ser aplicadas de imediato na profissão dos pós-graduandos.

Qualquer especialização deve cumprir uma carga horária mínima de 360 horas relógio, em no máximo 2 anos de duração.

3. MBA é mestrado?

Não. O MBA está contido na categoria de especialização, logo também é considerado como lato sensu. O termo designa cursos na área de gestão empresarial, como sugere a sua sigla em inglês: Master Business Administration.