Desde pequeno, você sempre foi um apaixonado por imagens? Preste atenção: no post de hoje, nós vamos explicar o que faz o profissional de design gráfico, que é ligado à área de Comunicação.
Antes de começar a faculdade, entenda quais são as principais atribuições desse tecnólogo e tenha acesso ao panorama do mercado. Continue a leitura para saber se essa é a profissão certa para você!
O que faz o profissional de design gráfico?
Antes de apresentarmos as principais atribuições desse tecnólogo, é importante explicarmos o significado dessa atividade. O conceito de Design Gráfico se refere à concepção e execução de projetos de comunicação visual meios on e off-line.
Por outro lado, é válido ponderar que outras vertentes acabaram se apropriando do conceito de design gráfico, que também costuma ser utilizado para produtos na web ou audiovisuais.
Cabe a esse profissional gerenciar a informação visual, fazendo uso da tipografia e elementos visuais variados, como sombreados, traços e cores, além, é claro, das imagens, combinando esses recursos de maneira criativa e eficiente para potencializar a transmissão da mensagem.
Para alcançar esse objetivo, o trabalho do designer gráfico se apoia em três atividades principais: planejamento, diagramação e ilustração.
Você conhece a história do design gráfico?
Se hoje o profissional possui sofisticados recursos a sua disposição, a história do design gráfico nos mostra que, quando essa atividade deu os seus primeiros passos, entre os séculos XV e XVIX, tudo era feito de maneira quase artesanal nas oficinas que produziam livros na Europa.
Um marco significativo aconteceu com a popularização da indústria gráfica, a partir da década de 1830, impulsionada pelo processo de industrialização. Com a migração das pessoas para a cidade, comerciantes passaram a enxergar novas oportunidades de negócio, investindo na prática da então nascente publicidade.
Veja também:
- Como ser um designer gráfico de sucesso
- Tecnologia em design gráfico: saiba mais sobre esse curso
- Como ingressar na Tuiuti usando a nota do ENEM
Desenvolver a comunicação visual se tornou algo irreversível para atrair o público: De rótulos e embalagens para identificar os produtos, passando por cartazes e panfletos para a divulgação de informações até chegar aos impressos comerciais, que compõem a identidade visual de uma empresa.
Todos esses itens se tornaram essenciais e continuam sendo até hoje, o que contribui para a valorização contínua desse profissional. A seguir, tenha um rápido panorama do mercado nos dias de hoje.
Qual o panorama para os designers hoje?
Desde então, os profissionais dessa área são cada vez mais celebrados. Tanto é que 5 de Novembro foi instituído como o Dia do designer gráfico. A data foi escolhida para homenagear um dos mais renomados designers brasileiros, Aloísio Magalhães, que criou o logotipo da Petrobrás, e escreveu seu nome na história do Design gráfico.
Em termos de mercado, o profissional encontra oportunidades em veículos de comunicação, agências de publicidade e empresas que mantenham um departamento de marketing. Como freelancer, pode atender a organizações de todos os portes e segmentos, como por exemplo, a indústria da moda, além de pessoas físicas.
Agora que você já sabe o que faz o profissional de design gráfico, compartilhe este post da Universidade Tuiuti em suas redes sociais para que seus amigos conheçam melhor a sua futura profissão!