Apaixonado por imagens? Conheça o curso de Design Gráfico!

Apaixonado por imagens? Conheça o curso de Design Gráfico!

Desde pequeno, você sempre foi um apaixonado por imagens? Preste atenção: no post de hoje, nós vamos explicar o que faz o profissional de design gráfico, que é ligado à área de Comunicação.

Antes de começar a faculdade, entenda quais são as principais atribuições desse tecnólogo e tenha acesso ao panorama do mercado.  Continue a leitura para saber se essa é a profissão certa para você!

O que faz o profissional de design gráfico?

Antes de apresentarmos as principais atribuições desse tecnólogo, é importante explicarmos o significado dessa atividade. O conceito de Design Gráfico se refere à concepção e execução de projetos de comunicação visual meios on e off-line.

Por outro lado, é válido ponderar que outras vertentes acabaram se apropriando do conceito de design gráfico, que também costuma ser utilizado para produtos na web ou audiovisuais.

Cabe a esse profissional gerenciar a informação visual, fazendo uso da tipografia e elementos visuais variados, como sombreados, traços e cores, além, é claro, das imagens, combinando esses recursos de maneira criativa e eficiente para potencializar a transmissão da mensagem.

Nova call to action

Para alcançar esse objetivo, o trabalho do designer gráfico se apoia em três atividades principais: planejamento, diagramação e ilustração.

Você conhece a história do design gráfico?

Se hoje o profissional possui sofisticados recursos a sua disposição, a história do design gráfico nos mostra que, quando essa atividade deu os seus primeiros passos, entre os séculos XV e XVIX, tudo era feito de maneira quase artesanal nas oficinas que produziam livros na Europa.

Um marco significativo aconteceu com a popularização da indústria gráfica, a partir da década de 1830, impulsionada pelo processo de industrialização. Com a migração das pessoas para a cidade, comerciantes passaram a enxergar novas oportunidades de negócio, investindo na prática da então nascente publicidade.