O ensino médio está no fim e você precisa escolher um curso de graduação. É uma escolha grande e certamente nada fácil. Várias opções, opiniões e consequências são levadas em consideração e mais confundem do que auxiliam o vestibulando nessa hora.
Então, o que fazer? Separamos alguns passos que irão te ajudar a acumular, organizar e refletir as informações mais relevantes na hora de tomar essa decisão. Confira!
1. Faça uma orientação profissional
Autoconhecimento é o primeiro passo para uma escolha certeira. A orientação profissional é oferecida gratuitamente em diversas universidades e te dará acesso a muitas informações relevantes na hora de tomar essa decisão.
Por meio de conversas direcionadas e testes simples, um psicólogo vai apresentar com mais clareza quais são suas habilidades e em quais áreas elas se encaixam melhor. Assim, você fará uma escolha direcionada e terá muito mais chances de acertar!
2. Defina prioridades
Agora que você já se conhece melhor pode definir o que é realmente importante para você. Você prefere dinheiro ou satisfação? Tem pressa para se estabelecer ou quer se aprofundar nos estudos? Quais desafios você está disposto a enfrentar e quais são eliminatórios?
Respondendo a essas perguntas você poderá definir seus critérios de escolha, ou seja, aquilo que é essencial para você, aquilo que é aceitável e aquilo que desqualifica um curso como opção. É um simples método de eliminação, mas ajuda demais na hora de definir prioridades.
3. Conheça o curso
Tendo clareza das suas prioridades, tudo o que falta é fazer um estudo de campo. Conheça mais a fundo os cursos que te interessam. Nos sites das universidades há muitas informações úteis, como o currículo do curso, o perfil da área e as perspectivas do mercado de trabalho.
Compare essas informações com as suas prioridades e vá eliminando os cursos que não se adequam. Em alguns casos, isso pode ser difícil. Reflita com calma e, se chegar a um impasse, guarde como uma opção para analisar melhor depois. Em alguma parte do processo você chegará à resposta!
Veja também:
- Hora da escolha: que curso fazer na graduação?
- Teste vocacional ajuda a escolher o curso na graduação?
- Depois da escolha: como se preparar para o curso de graduação em Curitiba
4. Busque inspirações
As informações técnicas do curso são muito importantes por questões práticas, mas numa escolha como essa, é preciso avaliar aspectos mais subjetivos. Essa é a hora de questionar estudantes e profissionais da área.
Eles serão capazes de te dar uma visão única do curso, pois poderão falar da experiência que é vivenciar essa escolha. Prepare-se para ter alguns insights! É aqui que a maioria dos vestibulandos chega a uma decisão.
5. Reflita, respire e relaxe!
Você já tem tudo o que precisa. Permita-se refletir pelo tempo que for necessário e se achar que ainda não está pronto você pode pedir conselhos a amigos e parentes para lhe ajudar nessa última etapa. Depois não há escapatória: respire fundo e decida de uma vez!
Vai ser muito mais fácil do que parece e gera um grande alívio. Agora, basta relaxar e se permitir vivenciar a escolha feita. E aí, já se decidiu? A Tuiuti oferece mais de 35 cursos de graduação para você escolher e começar uma carreira de sucesso.
Venha fazer parte do nosso time!