Conheça as vantagens de fazer um curso de Marketing EaD

Conheça as vantagens de fazer um curso de Marketing EaD

Se você nunca pensou em fazer um curso de Marketing de EaD, talvez esse seja o momento de reconsiderar essa opção. A área vive um crescimento vertiginoso, trazendo muitas oportunidades aos profissionais, e a modalidade a distância oferece a flexibilidade necessária durante a graduação.

Ainda vivendo uma fase de recuperação da crise, o Brasil tenta ganhar fôlego e muitos setores vivem momentos difíceis. Para o Marketing, no entanto, o cenário é bem diferente. Segundo um levantamento divulgado pela Revista Exame, não faltam cargos com remunerações que chegam aos R$ 20 mil.

Descubra como funciona e as principais vantagens de um curso a distância nessa área.

Como é uma graduação EaD em Marketing

O principal objetivo da formação superior em Marketing é proporcionar a entrada de profissionais qualificados no mercado o mais rápido possível. Por isso, o curso é bastante especializado e é ofertado na forma de tecnólogo com uma duração média de 24 meses.

Durante esse período, o aluno tem acesso a um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). É através dessa plataforma que assistirá às aulas e manterá contato com os professores para esclarecimento de dúvidas, por exemplo.

Também estão previstos encontros presenciais para a realização de avaliações, atividades mais práticas e entrega de trabalhos. É por isso que a graduação está sempre associada a um pólo da instituição que a oferta.

No Tecnólogo em Marketing, as disciplinas são pensadas para ir de encontro às principais necessidades do mercado de trabalho. Os alunos entendem desde o princípio que a polivalência é fundamental, e recebem noções de empreendedorismo, Direito, Sociologia e até mesmo Matemática.

Algumas das matérias encontradas na grade curricular desse curso são:

• Branding;
  • Criatividade e Inovação nas Organizações;
  • Direito Empresarial;
  • Gestão de Custos e Preços;
  • Marketing Digital;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Estratégias de Promoção e Vendas;
  • Marketing em Mídias Sociais;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing para o e-Commerce;
  • Planejamento Integrado de Marketing.

Principais vantagens de cursar uma graduação de Marketing a distância

Já entendeu como funciona um curso de Marketing EaD, mas ainda não está convencido(a) que essa pode ser uma boa opção para você? Então está na hora de conhecer as vantagens da graduação nesta modalidade de ensino.

Você pode assistir às aulas onde e como quiser

A maior marca do ensino a distância é justamente o fato de ser flexível. Não há um horário marcado para o aluno estudar e não há a necessidade de comparecer presencialmente às aulas.

Com um computador, smartphone ou tablet, é possível ir progredindo no curso da forma que mais se ajustar à rotina do estudante. Ele tanto pode ter tempo de estudar apenas no fim do dia, depois do trabalho, como pode aproveitar uma manhã livre para ver o máximo de conteúdo possível.

Mesmo com “faltas”, você não perde nenhuma matéria

E, completando o item anterior, está a possibilidade de ter sempre acesso às aulas. Todo o material fica disponível no AVA e é possível consultá-lo a qualquer momento. Não existe aquele medo de perder algo importante porque tudo fica salvo.

A única chance de perder algo importante é faltando aos encontros presenciais. Mas eles geralmente são espaçados e as datas são informadas com bastante antecedência, permitindo o planejamento.

O curso sai mais barato que um presencial

Segundo o censo da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), a mensalidade de uma graduação a distância pode ser até 65% mais barata que a de um curso presencial.

Toda essa economia é facilmente justificada, pois não existem custos praticamente com a manutenção constante com uma estrutura física. Além disso, a aula de um único professor pode atingir muito mais alunos ao mesmo tempo ao invés de uma única turma por horário.

Fora o valor das parcelas, você vai economizar ainda mais tempo e dinheiro. Ao invés de gastar diariamente passagem de transporte público ou gasolina do carro para comparecer às aulas, basta abrir o computador de onde você estiver e se conectar.

O diploma da graduação EaD em Marketing é tão válido quanto o de um curso presencial

Muitas pessoas ainda têm uma certa desconfiança em relação à validade do diploma de graduação EaD. Como fomos criados com a mentalidade de se deslocar a uma faculdade para estudar, um curso que pode ser feito sem sair de casa parece “menos sério”.

No entanto, o ensino a distância é encarado com bastante seriedade pelo órgão que tem a responsabilidade de fiscalizar as instituições no país: o Ministério da Educação. O MEC desenvolveu critérios rigorosos para lidar com o avanço do EaD e garantir a qualidade de ensino.

O método encontrado foi o de exigir dos cursos a distância o mesmo nível de excelência dos presenciais. Isso inclui a necessidade de autorização do Ministério para que a instituição oferte qualquer tipo de formação, além de uma vigilância exigente com supervisão de instalações, equipe e materiais pedagógica.

Resumindo: desde que o curso EaD seja reconhecido pelo MEC, o diploma tem tanta validade quanto o de um curso presencial. E se você tem receio de enfrentar alguma resistência no mercado de trabalho, descanse. A informação de que a graduação foi a distância não vem discriminada no documento.

O mercado de Marketing evolui a cada segundo e é fundamental estar atualizado. Uma graduação EaD de qualidade na área pode ser a chave para o seu sucesso. Pronto para abrir a porta para novas oportunidades?