Conheça os desafios dos doutorandos brasileiros

Conheça os desafios dos doutorandos brasileiros

O número de doutores no Brasil vem crescendo exponencialmente. Instituições de ensino estão investindo mais em seus programas de pesquisa e as opções de financiamentos e bolsas também têm sido ampliadas. O sistema universitário em geral também tem experimentado expansão continuada.

Além disso, foi verificado o aumento de mulheres doutoras e uma tendência de uma menor concentração de diplomas de doutorado na região Sudeste, iniciando-se uma ainda tímida distribuição por todo o país.

Vamos abordar na sequência deste texto os principais aspectos e benefícios de um doutorado. Cabem as seguintes perguntas: é difícil entrar em um doutorado? Vale a pena fazer um doutorado? Entre outras, vamos te ajudar a entender melhor o assunto.

A entrada no doutorado

Algumas instituições de ensino exigem que você tenha o mestrado para então poder aplicar para um curso de doutorado. Mas não são todas. De qualquer forma, o processo seletivo é feito para candidatos de alta capacidade. A instituição de ensino deve estar convencida que o concorrente à vaga pode agregar conhecimento e elevar o nível do programa.

A seleção costuma incluir análise de currículo, apresentação do projeto de pesquisa pretendido e entrevista. O projeto, independentemente se você já possui um mestrado ou não (neste caso o nível de exigência é ainda maior), deve ter completa relevância para o programa de doutorado da instituição. Mas também para a universidade em si.

Ainda, o processo seletivo pode conter uma prova de conhecimentos específicos e uma prova de conhecimentos gerais, além do exame de proficiência em pelo menos dois idiomas estrangeiros, sendo, um deles, o inglês.

Mesmo o candidato preparado e alinhado com a instituição de ensino deve considerar difícil entrar em um doutorado, o que aumenta a sensação de merecimento.

Benefícios de um Doutorado

A colocação no mercado de trabalho

O título de doutor certamente pode te abrir muitas portas, em qualquer lugar do mundo, não apenas aqui no Brasil. Há não muito tempo, os doutores concentravam as suas carreiras majoritariamente nas próprias instituições nas quais formaram-se, e também no setor da Administração Pública.

Atualmente, há uma maior diversidade de destinos no mercado de trabalho para os doutores formados. O campo da indústria, por exemplo, já emprega uma boa parcela destes doutores, bem como empresas de serviços e consultoria.

A inserção como pesquisador

A possibilidade de progredir na carreira por meio de bons e estáveis cargos, e também a remuneração financeira, são indiscutivelmente ótimos benefícios para quem atinge o título de doutor.

Entretanto, um outro grande desafio pode entrar em cena. Temos certeza que você considera a chance de contribuir para o avanço da pesquisa e a elevação do nível do ensino superior no país.

Muitos estudantes optam pelo doutorado justamente para seguirem carreira como pesquisadores. No entanto, conseguir uma colocação junto a uma universidade ou instituição que promova a pesquisa e desenvolvimento é ganhar na loteria.

Os concursos são concorridos e existem centenas de pessoas competindo pela mesma vaga, o que acaba por ser mais um desafio enfrentado pelos doutorandos brasileiros.

Você acredita que pode superar esses obstáculos e se dar bem em um doutorado? Conheça os programas de doutorado da Universidade Tuiuti e faça parte do nosso time!