Depois da escolha: como se preparar para o curso de graduação

Depois da escolha: como se preparar para o curso de graduação

Então, você já está mais adiante desse que é um dos maiores dilemas da adolescência, a escolha do curso de graduação. Imaginamos que, por outro lado, também já está consciente que essa escolha vai ter impacto por muito tempo na sua vida. Agora, você já começa a pensar nos primeiros passos na carreira que escolheu e como será seu trabalho.

Mesmo assim, a difícil etapa da escolha já foi superada. Agora que já existe aquela certeza entre todos os cursos de graduação, há um longo caminho a ser percorrido. Um bom planejamento e adequada preparação significarão uma grande chance de sucesso nesta nova fase.

A primeira providência, se ainda não foi tomada, é procurar informações sobre as instituições de ensino superior do seu interesse oferecem o curso ou cursos de graduação selecionados. Isto impactará diretamente na necessidade de se prestar vestibular ou ter a possibilidade de se utilizar do conceito obtido no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso na universidade.

Saiba tudo sobre o CredIES

ENEM

Atenção para o período de inscrição, o qual costuma ocorrer próximo do fim de cada semestre. No ENEM, uma boa nota pode lhe isentar do processo de pré-vestibular: média geral de 450 pontos, além de um mínimo de 450 pontos na Redação, a partir do ano de 2010, pode facilitar o acesso à faculdade, como podemos verificar no exemplo da Universidade Tuiuti do Paraná.

Mudança de vida

Encarar de frente as novas responsabilidades requer persistência, paixão e vontade de vencer.

Muitas das antigas prioridades, invariavelmente serão mudadas. Obviamente, você ainda vai ter tempo pra se divertir, sair com os amigos, praticar esportes, viajar de férias e tudo mais, só que de forma um pouco mais, digamos, estruturada.

Portanto, deve-se dedicar um tempo para adaptação à nova vida, para os estudos, desafios, e também para os gastos decorrentes da trajetória como um universitário. Mas não se preocupe, junto com as novas obrigações, surge um novo e incrível mundo de novas descobertas.

Vestibular

Ao optar por esta forma de ingresso, um cursinho pré-vestibular pode ser de muita ajuda. Estes cursos possuem um programa, conteúdo, métodos e didática específicos e direcionados ao processo que o vestibulando costuma enfrentar. Lidar com a ansiedade e nervosismo é uma constante nesta época. Portanto, organizar um cronograma de estudos e segui-lo é uma boa estratégia.

Guia do vestibulando

Financiamentos Estudantis

O incentivo à entrada democrática no ensino superior e seus cursos de graduação pode vir na forma dos financiamentos estudantis, oferecidos de algumas formas e em diferentes modalidades:

• FIES – Financiamento Estudantil do Ensino Superior: para esta modalidade, é imprescindível ter obtido um bom desempenho no ENEM, inclusive na redação. Este programa do Governo Federal tem como alvo estudantes de famílias com renda bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa, com prioridade, mas não exclusividade para os seguinte cursos:
    • Áreas da Saúde, Formação de Professores (Pedagogia, Licenciatura ou Normal Superior) e algumas áreas da Engenharia, de Instituições de Ensino Superior localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto Distrito Federal).
  • PRAVALER – O maior programa de crédito universitário do Brasil: sem a incidência de juros, os quais são bancados pela Universidade Tuiuti do Paraná, as mensalidades de um semestre podem ser pagas em até 12 meses.
  • CredIES UTP  – Crédito Universitário Facilitado: a partir de um modelo colaborativo entre a Universidade Tuiuti do Paraná e a Fundacred, empresas e estudantes, oferece a possibilidade de pagar por parte do curso, a baixas taxas administrativas, e sem a cobrança de juros, mesmo após a conclusão.

Mesmo que você faça parte de algum dos programas de bolsa de estudo ou financiamento, ainda assim, é interessante pensar em uma reserva para despesas diversas. por exemplo: livros, materiais específicos, equipamentos de apoio ou até mesmo moradia, na eventualidade de mudar de cidade ou estado.

O mais importante, no fim das contas, é escolher uma universidade de qualidade e boa reputação, que tenha a preocupação em orientar o aluno em relação às competências dos cursos de graduação, mas sobretudo, prepará-lo, guiada pela ética e compromisso com o estudante.

No mais, receber e aproveitar a experiência com curiosidade, seriedade e leveza.