4 exemplos de profissionais para se inspirar

4 exemplos de profissionais para se inspirar

Quando escolhemos uma carreira, na maior parte das vezes, estamos inconscientemente reproduzindo uma escolha feita por alguém no passado e que, de alguma maneira, tenha nos inspirado a fazer a mesma coisa ou a seguir o mesmo caminho. A construção de uma carreira profissional muitas vezes exige um esforço sobre-humano para que todo o comprometimento, a persistência, a luta diária e, em alguns casos, o investimento, tenham valido a pena no final das contas.

Confira abaixo 4 exemplos de líderes de sucesso que nos inspiram e abastecem nossa motivação.

Luiza Helena Trajano

Ao olhar para a trajetória de Luiza Helena Trajano vemos tantos desafios e obstáculos quanto se pode imaginar, que vão desde o machismo que ela enfrentou no meio do processo até se tornar uma das mulheres mais bem-sucedidas do varejo brasileiro até as adversidades mais corriqueiras que todo empreendedor passa.

Do interior do estado de São Paulo, em Franca, a pequena Luiza Helena, ainda aos 12 anos de idade, começou a trabalhar como balconista na loja da tia. Até se tornar uma das maiores empresárias bem-sucedidas do Brasil, Trajano passou por quase todos os setores da Magazine Luiza, desde a área de vendas até cobrança. Atualmente, ela é uma das poucas CEOs mulheres da América Latina e fez da pequena loja de Franca uma das maiores redes varejistas do país.

Steve Jobs

O norte-americano Steve Paul Jobs é conhecido no mundo todo pela criação da consagrada marca de computadores pessoais Apple. Jobs, um extraordinário empresário da área de tecnologia e informática, teve sua carreira impulsionada não só pela inovação, mas, principalmente pela  persistência. O empresário, que não chegou a concluir sua graduação na renomada universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sempre propagou que tão importante quanto dedicar-se a um estudo formal, é persistir em seus sonhos. Esforço, sede de conhecimento e perseverança, as maiores lições que podemos tirar de um gênio do século XX.

Marc Randolph

Seu nome não é tão conhecido, mas não há quem não saiba o que é a Netflix. A gigante de produção e distribuição de conteúdo audiovisual por meio de streaming. A história da Netflix torna-se ainda mais interessante não só por seu crescimento meteórico, mas pela curiosidade de que seu fundador, e primeiro CEO, tentou, anos antes, vendê-la para a empresa, então líder de mercado, Blockbuster. Com a recusa da compra, Marc investiu em sua pequena locadora disruptiva (enviava a fita VHS aos sócios e depois eles as devolviam pelos Correios dos EUA) até o ponto de quebrar o mercado de videolocadoras e inaugurar uma nova era no consumo de entretenimento. Empreendedorismo e inovação: a combinação ideal que levou Marc Randolph a ser um dos homens mais visionários dos últimos tempos.

Zilda Arns

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns foi pioneira na pesquisa e tratamento de crianças com deficiência nutricional. Em sua carreira profissional, a Dra. Zilda sempre esteve preocupada em promover a saúde e bem-estar de seus pequenos pacientes, precisando vencer a inoperância do poder público no tratamento da saúde, como na luta para implementação de um saneamento básico eficiente. Reconhecida no mundo inteiro pela metodologia simples e eficaz no combate à mortalidade infantil, Zilda Arns dedicou sua vida à promoção humana. Exemplo de profissional bem-sucedida para se inspirar, com um olhar humano e altruísta sempre aliando seu conhecimento científico à prática da Medicina.

Por isso, histórias de pessoas que venceram obstáculos e conseguiram seu lugar ao sol podem e devem ser contadas a fim de que se tenha uma percepção enobrecedora daquilo pelo que batalhamos.