Engenheiro Elétrico: uma profissão com futuro promissor

Engenheiro Elétrico: uma profissão com futuro promissor

O segmento de energia elétrica foi um dos que mais cresceram no Brasil entre 2016 e 2018. O país também foi destaque mundial na geração de energia eólica e solar, o que, junto com outras modalidades de geração, atraiu investimentos que superaram as expectativas.

Sabe um profissional que só tem ganhado com tudo isso? O engenheiro eletricista! Apostar, hoje, em uma faculdade de Engenharia Elétrica é garantia de oportunidades de trabalho e sucesso profissional no futuro.

Entenda, agora, por que você deveria ficar de olho nessa profissão!

Os novos investimentos em energias renováveis

No início de 2018, o Brasil deu mais um passo na direção de uma gestão sustentável de energia elétrica, ao ingressar na Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA). A ação foi o sinal que investidores estavam procurando para investir no país e, consequentemente, gerar mais emprego e oportunidades para brasileiros.

Os novos investimentos em energias renováveis aquecem o setor de Engenharia Elétrica, ao demandarem mais mão de obra qualificada. Esses profissionais deverão estudar e especializar-se nesses setores promissores, inclusive apostando em graduações que tenham em sua matriz curricular disciplinas como Eficiência Energética, Fontes Energéticas Alternativas e Gestão Sustentável, por exemplo.

Nova call to action

Alguns dados do setor de energias renováveis sinalizam na direção da ampliação do mercado em Engenharia Elétrica. São eles:

A aposta na geração caseira de energia

Espalham-se pelo Brasil iniciativas de pessoas físicas, pequenos produtores rurais e pequenas empresas de adotar a geração própria de energia solar. Essas iniciativas agitam o mercado de geração elétrica distribuída, o que requer novas empresas especializadas e profissionais de Engenharia Elétrica atuantes no mercado.

Esse cenário propicia o surgimento de novas empresas, que podem ser de iniciativas de engenheiros eletricistas, e a entrada das grandes empresas no setor de geração descentralizada.

Estímulo à geração de energia eólica

Hoje, o país é o oitavo no mundo com maior capacidade instalada de energia eólica, chegando próximo de 14% de todo o sistema nacional. Esses números são uma boa notícia para empresas e profissionais de Engenharia Elétrica já que, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica, a cada megawatt instalado, são criados 15 empregos (diretos e indiretos).