A medicina chinesa é baseada na crença de que o corpo é movido por canais de energia. Quando o fluxo é interrompido por algum motivo, surgem as patologias. Foi desenvolvida, então, a acupuntura, uma técnica que utiliza-se da aplicação de agulhas em pontos específicos da anatomia visando o equilíbrio energético do organismo.
Todo esse conceito foi concebido há mais de 3.000 anos pelos povos chineses. No ocidente, esse conhecimento difundiu-se há poucas décadas e passou a ser praticado por diversos profissionais da saúde. Contudo, chegou a ganhar impressões negativas pela falta de comprovação científica atestando a verdadeira eficácia do método.
Muito recentemente essa perspectiva mudou com a publicação de diversas pesquisas que apoiam a validade da técnica. Consequentemente, a demanda por profissionais no estudo e prática desse “novo” formato de tratamento aumenta as necessidades por especialistas.
Acompanhando esse movimento no setor de saúde, a Universidade Tuiuti do Paraná oferece a Pós-Graduação em Acupuntura Tradicional Chinesa. Aprenda mais sobre essa técnica milenar e saiba o que esperar do curso de especialização!
Acupuntura: uma técnica milenar de valorização recente
A característica energética que norteia a técnica da Acupuntura tem um caráter místico, em geral, desprezado pelas culturas ocidentais. Mais tarde, quando começou a procura por evidências lógicas para os efeitos positivos do método, a explicação mais aceita foi o do efeito placebo.
Estudos mais recentes, no entanto, apontam para os efeitos fisiológicos mensuráveis provocados pelas agulhas e seu potencial terapêutico. De modo geral, acredita-se que o estímulo impulsiona o sistema nervoso a produzir substâncias de efeito analgésico e calmante. Dessa forma, provoca o alívio de sintomas a patologias diversas.
As novas perspectivas favorecem maiores estudos sobre a aplicabilidade da Acupuntura no tratamento e prevenção de doenças e sintomas variados. Favorecendo todo um mercado em ascensão que necessita de profissionais especializados com urgência.
Pós-Graduação em Acupuntura
A Pós-Graduação em Acupuntura oferecida pela Tuiuti é um curso extenso e completo na área. Totalizando 1.200 horas de conteúdo programático que aborda os princípios conceituais e técnicos da tradicional medicina chinesa.
Além do entendimento sobre os Meridianos e Colaterais Energéticos que embasam a prática, o aluno ainda entra em contato com seus aspectos fisiológicos. A especialização em Acupuntura oferece disciplinas como Fisiologia, Neurofisiologia, Diagnóstico, Patologias Físicas e Psicossomáticas pela perspectiva oriental.
O corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores atuou na concepção da melhor pós-graduação em Curitiba com foco em Acupuntura na área da saúde. Capacitando profissionais do setor a inovar na carreira e aproveitar um mercado para alcançar sucesso e satisfação profissional.
Onde posso atuar com uma especialização em Acupuntura?
Os praticantes de Acupuntura sempre estiveram presentes em consultórios particulares ou clínicas de estética e bem-estar. Estes continuam sendo nichos importantes, especialmente com a crescente validação da prática. Por outro lado, a disseminação da técnica abre espaço para muitas possibilidades inovadoras.
Profissionais da Psicologia, em particular, tem prestado atenção às aplicações do método milenar e procuram pela especialização em Acupuntura. Os estudos sobre o uso da Acupuntura no tratamento da ansiedade e depressão, assim como dos sintomas associados – insônia, pânico, obsessão – demonstram resultados otimistas.
Na Fisioterapia, Biomedicina e Medicina também há uma crescente validação acerca da eficácia da Acupuntura no tratamento de distúrbios neurológicos, como as dores crônicas. Também fisiológicos, como a infertilidade e baixa imunidade; musculares, como dificuldades de mobilidade; e cutâneos, como manchas e acnes na pele.
Quem quer ir ainda mais além pode interessar-se pela aplicação da técnica na Medicina Veterinária. Outra área em que pesquisas já apontam para os resultados positivos da técnica chinesa. Gostou da técnica? Então venha fazer a melhor pós-graduação em Curitiba na Tuiuti e compartilhe a novidade com seus amigos!
Leia também: Criatividade: uma competência essencial a qualquer profissional