Acesse o conteúdo

Faculdade de Psicologia: possibilidades para o futuro egresso

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Faculdade de Psicologia: possibilidades para o futuro egresso

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), mais de 70% dos profissionais da área atuam nos setores de educação, serviço social e saúde. E, apesar da alta concentração nesses setores, os psicólogos podem trabalhar em diversos segmentos. 

O mercado de trabalho para quem cursou faculdade em psicologia se expandi u e aquela ideia de que o atendimento é feito somente em consultório já não existe. Atualmente, uma boa graduação em psicologia capacita os profissionais para atuarem em empresas privadas, instituições públicas, consultorias e até clubes de futebol. Abaixo listamos algumas das oportunidades:  

Promoção da saúde mental

Uma das vantagens de quem escolhe atuar de forma autônoma, em clínica própria, é ter uma maior liberdade quanto aos horários e carga de trabalho diária. Inclusive, isso permite ao profissional conciliar o trabalho em uma organização e atender a demanda de clientes no consultório particular. 

Ao se formar na faculdade de psicologia, os novos profissionais podem trabalhar em hospitais, onde são muito requisitados para atender pacientes com traumas diversos ou que estão passando por tratamentos complexos, auxiliando os doentes no processo de cura física e mental. Sua presença também auxilia no amparo de famílias de pacientes terminais ou que perderam entes queridos. 

Nova call to action

Já nos centros de treinamento, o psicólogo tem como clientes atletas de alta performance que, devido aos desafios da profissão, precisam de incentivo e apoio para suportar as pressões do dia a dia. Os atendimentos podem ser feitos de forma individual ou coletiva, em caso de equipes, de acordo com a necessidade.

Gestão de Pessoas

Identificar as características de um candidato a uma vaga de emprego é uma tarefa para os psicólogos. E, para tanto, o profissional pode atuar em empresas de recrutamento e seleção, especializadas em processos seletivos, ou no setor de Recursos Humanos de uma empresa, auxiliando na escolha do novo colaborador. 

Ainda no âmbito empresarial, o psicólogo desenvolve programas e ações de integração e valorização dos funcionários como forma de aumentar a produtividade. O trabalho pode ser realizado por meio de dinâmica em grupo e entrevista. Inclusive, a faculdade de psicologia da Universidade Tuiuti possui disciplinas específicas voltadas à gestão de pessoas. 

Veja também:

O marketing também oferece oportunidade para quem fez faculdade de psicologia. E a atuação do profissional é de suma importância para os resultados das campanhas publicitárias, uma vez que, sabendo qual é o público alvo, o psicólogo tem condições de avaliar se a mensagem transmitida causará o impacto esperado. 

As instituições sem fins lucrativos representam outro nicho para os psicólogos. Como o trabalho é voltado à assistência, o profissional tem um papel importante nas intervenções sociais e acolhimento dos grupos menos favorecidos da sociedade. 

E para os que cursaram graduação em psicologia, nível licenciatura, ainda tem a chance de ministrar aulas em escolas particulares e públicas de ensino fundamental, médio, além de faculdade de psicologia. E as tarefas vão além da sala de aula. Os profissionais podem, também, desenvolver planos de educação para serem implantados na instituição e atender alunos com dificuldade de aprendizagem. 

Quer saber tudo sobre psicologia? Continue acompanhando o blog da Faculdade Tuiuti.

UTP Ebook Psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *