Fazer graduação ajuda a entrar no mercado de trabalho?

Fazer graduação ajuda a entrar no mercado de trabalho?

A dúvida sobre valer a pena ou não cursar uma faculdade ainda persiste nos dias atuais, mas uma coisa é certa, seja no passado, ou em quaisquer tempos, lançar-se a um curso de graduação sempre será mais vantajoso que não fazê-lo.

Não se trata apenas de obter um diploma de nível superior, mas de todo o processo resultado do aprendizado. E não falamos aqui somente das questões de cunho acadêmico, mas do crescimento pessoal que o ingressante terá ao iniciar um curso de graduação.

É verdade também que essa procura por qualificação aumentou consideravelmente nos últimos anos, tanto o mercado de trabalho – mais exigente -, como o profissional procurando um aprimoramento em seu currículo.

veja também:

CONHEÇA TODOS OS CURSOS

Falando agora das vantagens em fazer um curso de graduação, podemos destacar:

Mercado de trabalho

Essa talvez seja a premissa mais importante na hora de escolher entre a oferta de cursos de graduação. Na verdade, esqueçamos o ‘talvez: sim, é um ponto importante a ser levado em consideração.

Com o crescimento da população em idade ativa para trabalhar, a concorrência consequentemente aumentou, e o curso superior vem a qualificar este indivíduo frente aos demais candidatos a uma vaga.

É através da faculdade que o futuro profissional terá maiores chances, pois contará com mais conhecimentos sobre a área e terá melhor preparo para desempenhar as funções pertinentes.

Independente da sua escolha profissional ou seguimento, um currículo delineado por um curso de graduação aumenta as oportunidades de sua carreira.

Seja qual for sua pretensão: concurso público ou autônomo, trabalhar em uma grande empresa ou montar o seu próprio negócio, a faculdade colaborará em grande escala nesta empreitada.

Afinal, é o curso superior que irá proporcionar que você se lance ao mercado, com vagas específicas a seu perfil, com aberturas para estágios e cargos trainees.

Aos que já desempenham funções dentro de uma corporação, o profissional com nível superior tende a ter maior estabilidade e, portanto, maiores chances de conquistar uma emancipação, novos cargos e estabilidade em sua vida profissional.

É através do curso superior que um profissional adquire mais vivência e ciência de sua área e das ramificações que esta poderá abranger, e ainda lhe dará o alicerce necessário para atingir seus objetivos e alcançar seu sucesso profissional.

Um profissional qualificado é resultado de uma construção curricular por meio da da graduação e, posteriormente, de especializações como uma pós-graduação, mestrado e doutorado. Quanto mais estudos, mais competência em atingir os melhores cargos no mercado de trabalho.

Emancipação Financeira

Com um curso de graduação, as chances de salários maiores e consolidação na carreira se tornam mais possíveis, pois a especialização proporciona uma porta aberta para cargos mais elevados e, consequentemente, um passo importante para a sua estabilidade financeira.

Quanto maior seu conhecimento na área que executa ou pretender trabalhar, melhor para o contratante e, portanto, mais reconhecimento você obterá.

Ebook: Trabalhar e estudar não é um bicho de sete cabeças!

Crescimento Pessoal

Muito além do aprendizado adquirido no decorrer de um curso de graduação, uma das experiências mais marcantes, com certeza, será sua expansão em relação às oportunidades.

Sem dúvida, é na faculdade que você tem contato com uma infinidade de pessoas, com as mais vastas experiências e vivências, não somente os professores, mas principalmente seus colegas de curso e campus.

Na faculdade, sua visão de mundo é ampliada e realmente se adquire uma noção mais clara de si mesmo perante a sociedade. Como se finalmente tivesse ciência de seu papel, mas também do quanto cada um tem sua importância para a melhoria do contexto onde está inserido.

Ainda que você não enfrente uma vida totalmente independente no início, acaba saindo da sua zona de conforto e se depara com uma nova realidade, cheia de novos desafios.

O curso de graduação é o start para despertar sua vontade de conhecer e entender a diversidade do mundo, é o que lhe abre a perspectiva de novos horizontes e consequentemente, melhoria de sua vida e do meio em que vive.

Dúvida sobre o curso a escolher?