Mestrado e Doutorado: Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação

Mestrado e Doutorado: Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação

A educação é um dos assuntos mais debatidos entre os brasileiros. Para tirar as mudanças que queremos do papel, é preciso entender como estamos para poder avançar.

Na Educação Básica, por exemplo, o número de crianças fora da escola foi reduzido em quase 45% entre 2005 e 2014. Por outro lado, o Censo de 2010 aponta que cerca de 18 milhões de pessoas ainda não sabem ler e escrever.

Embora o acesso à educação tenha crescido consideravelmente no país nos últimos anos, ainda há muito a ser feito. Daí a importância de profissionais qualificados para pensar leis que garantam esse direito a todos.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o a Linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação?

O que é a democratização do ensino?

A democratização do ensino é uma iniciativa que busca ampliar o acesso da população ao estudo em todos os seus níveis – fundamental, médio e superior.

Isso é viabilizado por meio de políticas públicas, que propõem mudanças nas leis a fim de assegurar esse direito. Tal processo contribui para a constituição de cidadania, democratizando a própria sociedade e equiparando os indivíduos.

Medidas como a regulamentação do ensino a distância, adoção de cotas raciais e ampliação da oferta de bolsas e financiamentos estudantis são alguns exemplos.

Linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação: o que eu vou aprender?

A linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação, do programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Tuiuti, procura suscitar a reflexão sobre o sistema educacional, estimulando o estudante a pensar ações que provoquem mudanças efetivas.

Você estuda, por exemplo, como se formam os profissionais da educação. O que pode ser feito para melhor prepará-los para a realidade de uma sala de aula? Que tipo de atividades eles podem realizar para promover a inclusão?

Outro assunto tratado são as diretrizes curriculares e o projeto político pedagógico. Além de uma exigência legal, esse documento indica quais são as metas da instituição e o que ela fará para alcançá-las.

Também aprende sobre as políticas de acesso à educação superior. Como fazer para que mais pessoas consigam ingressar na faculdade, manter-se durante o curso e se formar com qualidade?

Mestrado e Doutorado em Educação: o primeiro passo para repensar nossos modelos de ensino

O profissional com Mestrado em Educação não fica só na teoria. A formação o qualifica tanto para atuar como pensador crítico dos modelos de ensino, como também para atuar como articulador de políticas públicas.

Com o conhecimento adquirido durante o curso, você será capaz de propor novas formas de ensino e aprendizagem, nutrindo uma cultura escolar mais saudável e democrática.

Através do uso de tecnologia educacional, você pode sugerir possibilidades de interdisciplinaridade. Assim, os alunos ampliam sua percepção e começam a enxergar as conexões que podem ser traçadas entre os diferentes temas.

Se você deseja fazer a diferença no cotidiano escolar de diversos estudantes, o programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Tuiuti é a opção ideal para sua carreira.

Gostou desse curso, mas quer considerar outras opções de pós-graduação? Acesse nosso site e conheça as ofertas de pós-graduação da Tuiuti!