Mestrado em distúrbios da comunicação reúne profissionais

Mestrado em distúrbios da comunicação reúne profissionais

Distúrbios da comunicação são alterações neuromusculares que afetam a capacidade comunicativa das pessoas. Eles podem ser genéticos, decorrentes de fatores ambientais, consequência de acidentes ou doenças.

Como os fatores que ocasionam essas alterações são diversos, o tratamento dos distúrbios da comunicação envolve vários profissionais: fonoaudiólogos, educadores, médicos, fisioterapeutas, odontólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e outros.

As possibilidades de atuação para esses profissionais são muitas, ainda mais quando possuem um mestrado focado nessa linha de pesquisa. Saiba mais a respeito dessa carreira e como ela contribui para sua formação profissional!

As possibilidades do mestrado em distúrbios da comunicação

O objetivo central do mestrado em distúrbios da comunicação é prover os estudantes de conhecimento aplicado para a prevenção de distúrbios que afetem a audição, a linguagem e a fala dos pacientes.

Dividido em quatro linhas de pesquisa, o programa se propõe a contribuir para a discussão sobre políticas públicas que envolvam o diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios comunicativos.

1. Promoção da saúde auditiva nos diferentes ciclos da vida é uma dessas vertentes, a qual busca incentivar o debate acerca de políticas públicas de prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de deficiências auditivas. Contribui fortemente para a carreira dos fonoaudiólogos.
  2. Promoção da linguagem nos contextos da saúde e da educação investiga a parte clínica da linguagem, abrangendo o uso e apropriação da linguagem nos ambientes educacionais e de saúde, abrindo espaço para que educadores, fonoaudiólogos, enfermeiros e fisioterapeutas ingressem na área.
  3. A terceira linha, Diagnóstico e tratamento da deglutição, voz e motricidade orofacial, estimula a investigação científica acerca de problemas de voz e deglutição, bem como de motricidade e dor orofacial, campos estudados pelos profissionais de Odontologia e Fonoaudiologia.
  4. Diagnóstico e tratamento em audição e equilíbrio, por sua vez, procura trazer o aproveitamento de tecnologias avançadas para aperfeiçoar as práticas clínicas fonoaudiológicas e áreas afins, como a Odontologia e Terapia Ocupacional.

A reunião de profissionais diversos promove a saúde integral do ser humano

Como você pode perceber, diversos são os perfis profissionais que podem ver no mestrado em distúrbios da comunicação uma oportunidade de atuar proativamente na prevenção e tratamento de disfunções de voz, linguagem e audição.

Dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e enfermeiros podem ampliar seus conhecimentos, investigar casos clínicos e atuar na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos, técnicas e tecnologias que tragam melhor qualidade de vida e sociabilização para seus pacientes.

A combinação de competências desses profissionais é bastante requisitada em casos de maior complexidade, como recuperação de derrames cerebrais ou acidentes físicos que acabam por afetar a capacidade comunicativa das pessoas.

Amparados por um corpo docente qualificado e os recursos necessários para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, os estudantes do mestrado em distúrbios da comunicação têm a oportunidade de contribuir ativamente para a promoção da saúde, seja em instituições de saúde públicas ou particulares.

E você, identificou-se com este conteúdo? Acredita que pode contribuir para essa força-tarefa contra os distúrbios da comunicação?

Conheça o Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da UTP