Mestrado no Brasil ou no exterior, quais as vantagens de cada um?

Mestrado no Brasil ou no exterior, quais as vantagens de cada um?

Muitos de nós temos o sonho de estudar ou trabalhar fora do país. Quem pretende fazer pós-graduação certamente já pensou em fazer isso. Mas será que é realmente sempre mais vantajoso?

Há vantagens em fazer um mestrado ou doutorado fora do Brasil, mas também há em se fazer no nosso próprio país. Mas vamos tentar entender quais são as vantagens de se fazer mestrado no Brasil ou no exterior?

Vantagens de se fazer mestrado no exterior

Para fazer uma pós-graduação no exterior, primeiramente é importante pesquisar qual o curso e a universidade que se encaixam melhor com seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Muitas empresas valorizam bastante uma formação internacional, dada a qualidade da instituição, a experiência vivida e a possibilidade de trazer novos conhecimentos. Entretanto, é preciso pesquisar muito bem: muitas universidades em países estrangeiros têm qualidade igual ou até inferior às brasileiras.

Cursar mestrado no exterior permite que você estude temas que ainda não são abordados no Brasil ou então que podem ser melhor aproveitados em uma instituição local, como é o caso de culturas antigas (inca, maia, egípcia).

Vivenciar outra cultura e obter fluência em outro idioma fazem parte dos diferenciais mais valorizados pelas empresas. Quando você conhece outros países, passa a ter uma cultura mais cosmopolita, deixa de lado muitos preconceitos e se adapta mais facilmente a mudanças.

A obtenção de um título com validade internacional tem grande peso no currículo de qualquer um, contudo, o Brasil ainda tem muitas dificuldades em estabelecer os acordos de equivalência na área de educação, o que pode impedi-lo de validar sua formação aqui.

Entrar em contato com outros professores, linhas de pesquisa, metodologias e discussões, apesar das dificuldades, pode ser muito vantajoso!

Vantagens de fazer mestrado no Brasil

Há provas de admissão nos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, em que são avaliadas suas competências na área de estudo desejada, bem como proficiência em línguas estrangeiras. Também há avaliação de currículo e de projeto de pesquisa, a fim de validar a relevância do seu estudo.

Assim como no mestrado no exterior, é importante avaliar a universidade e o programa para ver se encaixam com seus objetivos pessoais e profissionais.

Entre as vantagens de fazer mestrado no Brasil, está a titulação válida em todo o território nacional. Ter um diploma de uma universidade de qualidade no Brasil tem o mesmo valor de um diploma estrangeiro.

Além disso, desde que você garanta que a universidade é (bem) avaliada pela CAPES, não haverá nenhum problema de reconhecimento do título, e ele facilmente pode te ajudar em concursos ou entrevistas.

Se você realmente tem interesse em conhecer outras culturas e experiências de ensino, não é necessário fazer um mestrado no exterior, basta um intercâmbio ou mesmo tentar adquirir uma Bolsa-Sanduíche.

Realizar a pós-graduação no seu país de origem muitas vezes traz a vantagem de você dominar o idioma, mas também, do próprio curso e da pesquisa estarem mais antenadas com as necessidades da sociedade e do mercado nacional.

O que você faria? Um mestrado no Brasil ou no exterior? Ou ambos? Deixe seu comentário!

Conheça todos os Programas de Mestrado e Doutorado da TUIUTI.