Como foram os seus dois últimos anos? Com certeza, como a maioria dos brasileiros, você passou a maior parte do tempo isolado devido à pandemia. Quase todo o mundo parou por conta do coronavírus. Em meio ao novo cenário, houve uma grande procura por profissionais de alguns setores, como os profissionais da saúde.
Como aponta a pesquisa realizada pelo site de empregos Catho, somente no ano de 2020, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros. No entanto, o crescimento não estagnou por aí. De acordo com a análise do Banco Nacional de Empregos (BME), no ano passado, só no primeiro trimestre, houve um crescimento de 17% de vagas de emprego na área da saúde.
Apesar do enorme crescimento na contratação de profissionais, a grande pergunta que não quer calar é: passados esses dois anos, como está o mercado de trabalho, atualmente, na área da saúde?
Com a retomada das atividades presenciais e a diminuição de casos, quais as perspectivas para os trabalhadores? É sobre isso que vamos falar no blog post de hoje! Se você quer seguir na carreira de saúde, saiba quais as expectativas para os próximos anos.
Área da saúde: como está o mercado de trabalho no novo cenário pós-pandemia?
Mesmo que, em passos lentos, nossa vida esteja voltando ao normal, com os estabelecimentos reabrindo e as pessoas retomando suas atividades, podemos adiantar que, em 2022, a demanda por profissionais qualificados da área da saúde continuará aumentando.
Mas qual o motivo desse crescimento mesmo após a pandemia? Essa é uma pergunta fácil de se responder, mas antes, vou devolvê-la a você com outra pergunta: você tem cuidado mais da sua saúde após surgimento da Covid-19?
O fato é que o coronavírus trouxe um maior alerta para todo o mundo: a saúde! Com as enormes ondas de mudanças enfrentadas nos últimos anos, os cuidados com a saúde ganharam ainda mais foco e, com certeza, continuarão sendo priorizados.
A saúde nunca esteve tão em evidência e as pessoas nunca estiveram tão preocupadas em cuidar de si. Como mostra uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área da saúde, assim como a educação, continuará em constante crescimento nos próximos anos.
Mesmo nos primeiros meses de 2022, o reflexo desse aumento já é visível. São diversos concursos lançados ou previstos para os profissionais de saúde, ainda este ano, na maioria dos estados.
Um dos exemplos é o concurso do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro, que preencherá 4.000 vagas. Os salários estão em torno de R$ 1.700,00 até R$ 11.000,00. Uma ótima chance para quem sonha em ser concursado.
Mas as altas perspectivas não se limitam somente ao ano de 2022; as expectativas são de um futuro com investimentos cada vez maiores voltados para o setor de saúde.
Veja também:
- Curso de Enfermagem: da teoria à prática, conheça agora;
- Conheça as tendências e as transformações no mercado de trabalho;
- Quais as principais tendências tecnológicas na Enfermagem?
O futuro promissor da enfermagem
Quanto às diversas áreas de atuação da saúde, o campo de enfermagem é um dos que mais cresceram nos últimos anos. Como aponta o estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 90% dos profissionais de enfermagem do Brasil estão atuando na área.
Oportunidade de trabalho não falta para quem tem um nível superior! Esse crescimento mostra como a profissão ganhou ainda mais valorização e força após os últimos acontecimentos. A expectativa é que continue sendo uma das profissões em alta nos próximos anos.
Se você está se perguntando o que faz um enfermeiro, saiba que ele estava presente não só na linha de frente durante a pandemia como também está ao lado dos médicos. O profissional realiza exames e triagens, preenche prontuários, oferece os primeiros atendimentos e monitora o estado de saúde de cada paciente diariamente.
A sua área de atuação é vasta e o profissional de saúde pode atuar dentro de hospitais, clínicas, empresas, postos de saúde e prestar serviços home care. Em resumo, é uma área promissora para o futuro.
Caso o seu sonho seja atuar no campo da saúde, esta é a hora de investir em um ensino superior! Com o mercado de trabalho aquecido e a área em alta, é o momento certo para começar sua faculdade no Paraná com uma instituição que é referência no assunto e prepara você, na prática, para o mercado de trabalho.
Com certeza, fazer o seu curso de Enfermagem em uma faculdade em Curitiba que é referência em qualidade de ensino faz toda diferença no seu currículo e na hora de conquistar o primeiro emprego.
Falando em graduação, uma grande alternativa para quem busca conciliar os estudos com outras atividades é a modalidade EaD.
Flexível e com uma plataforma de ensino moderna, a educação a distância permite que você conquiste o tão sonhado diploma. Se você quer saber mais do assunto, não deixe de conferir o nosso post: Formação acadêmica x jornada de trabalho: como conciliar?