O mercado de trabalho para quem faz doutorado

O mercado de trabalho para quem faz doutorado

Em tempos de instabilidade econômica, o mercado de trabalho tende a se tornar cada vez mais competitivo. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego quase dobrou entre 2014 e 2016.

Em um cenário como esse, a saída é investir em educação e qualificação profissional durante os momentos de crise. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mais de 45% dos brasileiros demonstraram interesse em qualificação profissional.

Se você está pensando em fazer doutorado, mas ainda não sabe muito bem como isso pode beneficiá-lo, nós te explicamos!

Fazer um doutorado melhora a remuneração?

O doutorado é uma titulação acadêmica voltada àqueles que desejam seguir carreira acadêmica. É recomendado para quem gosta de ler bastante, desenvolver o pensamento crítico e pretende se dedicar à pesquisa.

O doutorado não é, necessariamente, uma garantia de empregabilidade para o mercado de trabalho tradicional. Isto porque há menos postos de trabalho para essas pessoas, mas em contrapartida a remuneração costuma ser melhor.

O doutorado é uma exigência para cargos de alto nível, como lecionar em universidades. Nesse sentido, melhora a remuneração ao passo que os profissionais precisam ser excelentes no que fazem.

Como é o mercado de trabalho para quem faz doutorado?

O mercado de trabalho para quem faz doutorado é cheio de oportunidades. Você investe ao mesmo tempo na sua formação acadêmica e carreira profissional. De acordo com uma pesquisa realizada pela Productive, uma empresa de consultoria de carreira, 68% dos executivos das regiões Sul e Sudeste  já cursaram pelo menos uma pós-graduação lato sensu – os famosos MBA (Master Business Administration).

A mesma pesquisa ainda indica que, diante desse cenário, o Mestrado e Doutorado emergem como possibilidade de diferencial profissional e aumento de remuneração. Enquanto aqueles que possuem apenas uma pós-graduação lato sensu observaram um aumento de 12,4% em seu salário, aqueles com mestrado e/ou doutorado observaram um aumento de 21,4%.

O que você está esperando para investir na sua qualificação profissional?

Doutorado nas empresas: como você pode contribuir com seu conhecimento?

Quem faz doutorado também pode ter lugar nas empresas. Com a ascensão da tecnologia da informação, o mundo corporativo tem usado a imensa quantidade de dados disponíveis para obter vantagem competitiva.

Por meio da Big Data e outras técnicas de mineração de dados, as empresas coletam informações que podem ser úteis para entender fracassos do passado e apontar para sucessos no futuro.

Mas onde entra o doutorado nisso tudo? Esses dados estão organizados em grandes volumes, de diferentes tipos e níveis de complexidade. Graças à extensa compreensão do assunto, o profissional com doutorado pode ajudar os empreendedores a obter insights a partir dos dados.

Isso pode ajudá-los a tomar melhores decisões de negócio e prever tendências, posicionando-os estrategicamente entre os competidores.

Como você acha que o doutorado pode ajudá-lo a conquistar seu sonho? Nós adoraríamos ouvir o que você tem a dizer! Deixe um comentário abaixo contando suas expectativas.

Nova call-to-action