<a href=O que diz o MEC sobre a criação de cursos de pós-graduação?" uk-img>

Com toda a segurança, é possível afirmar que, para se destacar no mercado de trabalho, o profissional deve mergulhar em uma jornada contínua rumo ao conhecimento. Só o diploma de graduação não basta.

Mas, antes de se matricular em um curso, é válido que o estudante verifique se a proposta se alinha às suas expectativas, afinal de contas, essa é uma experiência que contribui para agregar ainda mais valor ao seu currículo.

Você sabe, por exemplo, sob que condições uma pós-graduação é validada pelo MEC? Descubra, nesse post, as exigências que faculdades e universidades precisam cumprir.

Pós-Graduação Lato Sensu

A modalidade Lato Sensu agrega os chamados cursos de especialização, entre eles, o popular MBA (Master Business Administration) — voltado para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos em administração — e as residências, realizadas por médicos e veterinários.

A legislação autoriza que estes cursos sejam ofertados somente por instituições de ensino superior previamente credenciadas. O portfólio deve ser compatível com a área de conhecimento na qual a entidade possui experiência e competência comprovadas.

É obrigatório o envolvimento direto da instituição credenciada, que deve assumir integralmente a responsabilidade pela infraestrutura do curso, respondendo por aspectos como projeto pedagógico, corpo docente e metodologia. Logo, é vedada a transferência de quaisquer obrigações para terceiros.

A qualificação dos professores

Também vale mencionar a exigência quanto à titulação do corpo docente. Pelo menos metade dos professores deve possuir o título de mestre ou de doutor, validado por programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido.