O que é uma dissertação de mestrado?

O que é uma dissertação de mestrado?

Ao longo da graduação temos trabalhos dos mais variados tipos: relatórios, resumos, resenhas, artigos e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Quando chegamos à pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), temos a dissertação de mestrado e a tese de doutorado.

No post de hoje, vamos abordar o conceito e as características do trabalho final de quem conclui o mestrado. Pronto para saber de uma vez por todas o que é dissertação de mestrado?

Dissertação de mestrado: o que é?

Trata-se de um trabalho acadêmico cuja finalidade é contribuir com reflexões ou análises sobre um tema específico.

Um mestrando que siga pelo viés da administração de empresas, por exemplo, poderia desenvolver uma tese a respeito da importância a gestão empresarial em organizações do terceiro setor, levantando questionamentos que ajudem a pensar a respeito dos problemas enfrentados por essas instituições no momento de gerir recursos e pessoas.

Dentro dessa perspectiva, a dissertação de mestrado não precisa ser inédita, como é o caso da tese de doutorado. Você pode abordar temas que já são debatidos na esfera acadêmica, mas sempre trazendo um novo olhar sobre o tema tratado.

Como fazer dissertação de mestrado

Por ser um trabalho acadêmico-científico, a dissertação de mestrado precisa seguir uma metodologia comprovada de análise, trazer dados e fatos que corroborem as ideias apresentadas.

Mas fique atento: você não pode simplesmente selecionar as teorias que estão alinhadas ao seu pensamento. É preciso trazer à discussão tanto ideias que comprovem seu seu ponto de vista quanto outras que contradigam ele.

A fim de ajudá-lo a fazer sua dissertação de mestrado, preparamos um rápido checklist. Confira:

• Defina o tema a ser abordado, a grande área que você vai explorar ao longo da pesquisa;
  • Em seguida, delimite o tema, faça um recorte de um assunto específico que você queira investigar;
  • Analise a relevância desse recorte tanto para a sociedade quanto para a academia, verificando se ele está alinhado às linhas de pesquisa da universidade na qual você pretende ingressar;
  • Defina os objetivos da sua dissertação de mestrado, destacando os gerais e específicos;
  • Elabore suas hipóteses, que são as possíveis respostas ao problema que você deseja investigar;
  • Defina sua metodologia de análise de dados, a fim de comprovar a veracidade da sua pesquisa;
  • Faça um resgate de todos os teóricos que já falaram sobre o assunto para montar seu referencial bibliográfico;
  • Defina seu cronograma de trabalho, indicando as etapas da pesquisa e a data provável da conclusão.

Lembre-se ainda que, dependendo do tipo de pesquisa, você precisa verificar sua disponibilidade financeira. Alguns projetos demandam construção de protótipos, viagens e outros recursos.

Agora que você já sabe o que é uma dissertação de mestrado, que tal aprender a escolher o melhor mestrado para você? Faça o download do ebook abaixo e saiba como escolher o melhor mestrado para você.

como escolher o melhor mestrado para você