O que faz um Designer de Moda

O que faz um Designer de Moda

Você sabia que a área de Design de moda vem crescendo consideravelmente nos últimos anos no país? A moda começou a ganhar mais destaque durante o período da Revolução Industrial, quando as primeiras máquinas de costura foram inventadas (isso lá no final do século XVIII).

Desde então, ela só cresceu e ganhou mais importância tanto no que diz respeito às receitas geradas pela indústria quanto ao lugar que ela ocupa na cultura de um país.

Mas, você sabe o que, de fato, faz um designer de moda e em quais áreas ele pode trabalhar? Confira agora essas e outras questões.

O que faz um Designer de Moda?

Um designer de moda tem a responsabilidade de desenvolver, desenhar e fazer a gestão de projetos de moda em todas as áreas do setor:

Consultoria – o designer de moda pode trabalhar como consultor e personal stylist para criar looks para celebridades, ajudando-as a se vestir melhor sem perder a sua personalidade e essência.

Gestão – pode gerir equipes de trabalho, que atuam na tendência de cores e modelos para uma marca X. Além disso, também é capaz de gerenciar todo o processo de produção e logística de produtos.

Estilista – atua diretamente com a criatividade, desenvolvendo peças de roupa e acessórios inovadores.

Fotografia – produção para ensaios fotográficos em geral.

Modelagem – com base em desenhos, ele desenvolve protótipos que servem para a criação de novas peças.

Além dessas áreas, o designer de moda pode atuar como figurinista para TV, blogueiro, entre outras profissões em alta.

Nova call to action

E o qual é o perfil necessário para isso?

Quem tem interesse em se tornar design de moda deve estar sempre antenado às tendências, ser criativo, comunicativo e versátil.

Como é o mercado de trabalho para o design de moda?

O mercado de trabalho nessa área está bastante aquecido mesmo em meio a crise em que o Brasil se encontra, e a previsão é de que o mercado da moda cresça ainda mais nos próximos anos.

Uma pesquisa realizada pela Firjan mostrou que o mercado da moda e estilismo possui mais de 1,2 milhões de profissionais empregados no setor, sendo considerada umas das profissões mais bem remuneradas dentro da indústria criativa, com boas oportunidades em diversos estados do país.

Nesse sentido, é válido dizer que, embora atualmente aqui no Brasil o curso de Design de Moda não seja obrigatório para atuar na área, ele é sim um diferencial para o currículo, abrindo novas possibilidades em uma das profissões mais promissoras para os próximos anos.

Além do que, em um cenário em que as grandes empresas buscam cada vez mais profissionais com habilidades que vão muito além da criação de peças e abrangem a necessidade conhecimento em toda a cadeia produtiva da moda, quem possui um diploma de Design de Moda (seja de tecnólogo ou bacharel), certamente fica à frente da concorrência.

O segredo é buscar estar por dentro de todas as tendências e buscar se aprimorar sempre, pois assim ficará mais fácil trilhar um caminho de sucesso na área da moda!