Acesse o conteúdo

O que se faz em administração

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que se faz em administração

Se você gosta de disciplinas de Humanas e Exatas, o curso de Administração é uma boa opção para construir uma carreira. Incluindo matérias destes dois grandes campos, essa graduação oferece uma formação bastante abrangente, permitindo que o profissional possa exercer diversas atividades depois de acabar a faculdade.

De maneira geral, o administrador trabalha com planejamento, organização e gestão de recursos (humanos, financeiros ou materiais), podendo ser contratado em empresas de todos os tamanhos (de pequenas a multinacionais) e de quaisquer ramos (desde alimentação, vestuário, construção civil, logística até moda, educação e tecnologia). 

Na parte de planejamento, o profissional irá trabalhar para definir metas e objetivos a serem alcançados pela organização ou por um setor dela, bem como estabelecer um plano de ação para conseguir chegar lá. Já as atividades de organização e gestão estão bastante ligadas à liderança, pois boa parte das operações planejadas pelo administrador serão executadas por sua equipe e não por ele mesmo.

Quem é formado em Administração pode atuar em diferentes setores dentro da organização, tais como Financeiro, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Produção e Vendas. Com relação aos cargos ocupados, um administrador comumente trabalha como analista júnior, pleno ou sênior e, depois, ocupa postos de supervisão e gestão, como gerência e direção. 

Administração: uma boa formação para empreender

Além de possibilitar a atuação no mercado de trabalho em empresas de qualquer porte ou segmento, esta formação também oferece uma boa base para quem tem uma veia empreendedora e pretende abrir seu próprio negócio. Como este profissional estuda durante o curso para ter uma visão geral dos processos de uma companhia, fica mais fácil colocar de pé a sua própria empresa e fazer a gestão no dia a dia. 

Faça o download do ebook do curso de Administração!

Mercado de trabalho concorrido

Os cursos de Administração estão em segundo lugar no Brasil em número de matrículas na modalidade presencial das redes pública e privada e nos cursos à distância da rede privada, de acordo com dados do Censo do Ensino Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Outro dado interessante é que para cada 10 mil habitantes do Brasil em 2018, 20,8 estavam se formando nesta área. As estatísticas revelam como o mercado de trabalho é concorrido e, por essa razão, como é importante investir na própria carreira buscando sempre novos conhecimentos e se mantendo atualizado. 

Veja também:

Especialização em Administração: invista em você

especialização é uma ótima escolha para seguir estudando e se diferenciar dos demais profissionais. Assim como as áreas de atuação do graduado são bastante amplas, as opções de pós em Administração também abrangem diversos campos. 

Especializações, mestrado e doutorado estão no rol de possibilidades para quem deseja fazer uma pós. Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Marketing, Finanças, Administração Pública, Gestão de Saúde, Logística e Comércio Exterior são alguns exemplos de áreas em que o administrador pode se especializar.

O mais importante é buscar uma área com a qual você se identifica e dar sempre o máximo de si. Tendo esse como primeiro critério para fazer sua pós, as chances de sucesso na carreira certamente serão maiores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *