Por que escolher um mestrado em cinema e audiovisual

Por que escolher um mestrado em cinema e audiovisual

Cinema e Audiovisual é uma das linhas de pesquisa que derivam do Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Um dos poucos disponíveis no mercado brasileiro, traz uma série de motivos para que você invista em uma formação de qualidade. Fique conosco e saiba mais a respeito dessa carreira!

Temas de estudos

Além do cinema, são estudados outros meios audiovisuais. A abordagem se dá a partir da tese de que o meio cinematográfico tem uma presença dominante na humanidade e sociedade, servindo de ponto de partida para outros estudos. O seu conhecimento propagado serve de referência para o entendimento de outros produtos e interfaces midiáticas.

A investigação acontece por meio das análises histórica, tecnológica e cultural. O foco ocorre nos campos da comunicação, da narrativa e da estética, de acordo com seus componentes estruturais e temáticas nas diferentes fases do processo produtivo. Tanto nas linhas clássicas e tradicionais, quanto nas experimentais, de ficção e documentais. Além de considerar a televisão, vídeo e outros.

São dois os grupos de pesquisa dedicados ao mestrado em cinema em Curitiba: Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (CIC) e Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais (GRUDES).

Projetos de pesquisa

O universo do cinema e audiovisual é muito extenso e rico, e isso se traduz nos diversos projetos de pesquisa em andamento. Grande parte deles, inclusive, envolve não apenas os alunos de mestrado e doutorado, mas também os da graduação. São projetos baseados em temas muito interessantes, como poderemos conferir a seguir.

“Negociações tecnoestéticas entre o cinema e as novas mídias”, “Interlocuções sígnicas entre o cinema e os produtos audiovisuais” e “Cinema e interfaces: reflexões em torno das tecnologias digitais”.

Outros ainda também ligados ao cinema, como: “Cinema, migração e identidades: representações cinematográficas e midiáticas das identidades in between contemporâneas” e “Cinema brasileiro, contemporaneidade, cotidianos: imagens do deslugar”.

E outros mais conectados ao audiovisual, como: “Imagens da ditadura ou ditadura das imagens: subjetividades est(ética)s”, “Imagens da requalificação urbana em São Paulo” e “Representação e realidade do universo audiovisual”.

Por que escolher um mestrado em Comunicação e Linguagens

A inspiração para cursar um mestrado em Comunicação e Linguagens em Curitiba se confunde com o próprio teor e objeto de estudo do programa. Mergulhar na pesquisa de temas e posteriormente comprometer-se a compartilhar o conhecimento, e também, de alguma forma, melhorar e implementar inovações permanentes para o curso. Isso torna-se um constante desafio e funciona como incentivo para o mestrando.

O campo cinematográfico e audiovisual no Brasil, de uma maneira geral, carece de um maior cuidado com o acervo histórico. Profissionais que se dispõem a pesquisar, desenvolver e resgatar conhecimentos relacionados ao cinema e audiovisual o fazem seguramente por paixão. O dom de tornar-se um mestre e difundir conhecimento também ajuda na manutenção desta importante missão.