Em um país de dimensões continentais e características tão variadas como o Brasil, a agronomia é uma das opções de carreira para todos aqueles que mantêm um forte vínculo com o campo.
Uma profissão valorizada pela importância que representa em um dos segmentos mais importantes para a economia nacional – o agronegócio – traz uma série de oportunidades para estudantes que estão dispostos a seguir essa carreira cheifaa de desafios.
Neste post, apresentamos alguns motivos para incentivá-lo a fazer um curso de agronomia. Você vai entender melhor quais são as principais atribuições e responsabilidades deste profissional. Vamos em frente?
O que faz um agrônomo?
Do plantio à colheita ou da criação ao abate. O graduando em agronomia deve conhecer todas as etapas da engrenagem que movimenta os processos produtivos empregados no agronegócio.
Assim, recai sobre ele a importante responsabilidade de aprimorar as técnicas e elevar os padrões de qualidade, com o consequente aumento da capacidade produtiva.
Para isso, ele deve analisar a qualidade do solo, simultaneamente à atuação para minimizar os prejuízos ocasionados pela ação de pragas e doenças, que podem comprometer a saúde do rebanho ou da lavoura.
Numa perspectiva mais ampla, ele deve entender como é feito o processamento e quais são as normas nacionais e internacionais que regem a comercialização dos produtos.
Por que sua intervenção é tão importante?
É natural que esse bacharel tenha no contato com a terra uma de suas principais atribuições. Todavia, é um equívoco restringir a sua atuação exclusivamente a este ambiente.
Ele desempenha um papel essencial na incorporação e aplicabilidade dos recursos tecnológicos ao cotidiano do campo, como, por exemplo, drones para mapeamento de propriedades ou a utilização de softwares para um controle mais eficaz dos processos de compra e venda.
A automação de sistemas de produção é essencial para adequá-los aos padrões internacionais de qualidade. Além de ampliar as possibilidades de uma negociação externa, isso facilita o gerenciamento de grandes propriedades rurais ou agroindústrias. O objetivo é produzir mais, gastando menos, sem que isso gere impacto ao meio ambiente.
Veja também:
- Tudo sobre Agronomia: conheça essa carreira!
- Afinal, quanto custa uma faculdade de agronomia?
- Agronomia: matérias que você vê na faculdade
O que se aprende no curso?
No decorrer do curso de agronomia, há uma mescla entre as disciplinas técnicas, científicas e gerais. Sem deixar de lado os princípios éticos, ele deve dominar todas as etapas da produção de alimentos.
Assim, o aluno obtém um panorama sobre produção de sementes, melhoramento genético e avaliação dos impactos ambientais em sistemas de produção agropecuária, ao mesmo tempo em que recebe noções de Química Geral e Analítica, Empreendedorismo e Cálculo Aplicado.
Na Universidade Tuiuti do Paraná, um dos grandes diferenciais é a Fazenda-Escola Experimental, onde são realizadas várias aulas no campo, sob a supervisão de professores com renomada experiência na área.
Viu só quantas possibilidades são abertas para quem faz um curso de agronomia? Fazer esta graduação é poder contribuir efetivamente para a promoção da sustentabilidade ambiental e econômica do país.
Pensou em ser agrônomo? Então faça agora o download do e-book da carreira e aprenda mais sobre sua futura profissão!