Acesse o conteúdo

Por que o mercado de trabalho pede uma especialização

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Por que o mercado de trabalho pede uma especialização

O profissional que procura uma boa colocação no mercado de trabalho deve estar sempre atento às necessidades e tendências de seu campo de atuação. É importante ter um diferencial e mostrar que está interessado em melhorar suas competências profissionais.

Pensando nas exigências do mercado, muitos profissionais recorrem a cursos de idiomas e cursos livres, relacionados à ferramentas tecnológicas e competências pessoais. Entretanto, existem algumas habilidades e áreas de conhecimentos que só podem ser desenvolvidas em cursos de especialização.

Investir em cursos de especialização é uma garantia de oportunidades e crescimento na carreira. Conheça neste post as vantagens de fazer uma especialização:

Os objetivos da especialização

Enquanto as graduações são generalistas, os cursos de pós-graduação têm o objetivo aprofundar seus conhecimentos em determinada área e torná-lo um especialista. São cursos elaborados para profissionais que buscam aperfeiçoamento ou atualização em áreas específicas, para que consigam ascender profissionalmente.

Durante a pós-graduação, são desenvolvidas habilidades como pensamento estratégico, trabalho em equipe e solução de problemas, e é estimulada a busca constante por inovações da área. Além disso, para auxiliar no direcionamento da carreira do aluno, são abordadas também técnicas e ferramentas tecnológicas que fazem parte daquela profissão.

Leia também:

As possibilidades de ascensão profissional

A pós-graduação é um diferencial para quem está fazendo entrevistas de emprego, pois, com a especialização completa aumentam as chances de ascender profissionalmente e de exercer cargos cada vez mais altos.

De acordo com pesquisas, entre os executivos, por exemplo, a porcentagem de profissionais com pós-graduação no currículo é de 68%. Isso acontece porque as empresas estão buscando profissionais atualizados e com conhecimentos específicos sobre a sua área. São estas características que auxiliam no momento de tomadas de decisões assertivas e no alcance de melhores resultados.

Outra pesquisa mostra que, entre  os anos de 2013 e 2014, executivos pós-graduados tiveram, em média, aumentos de salário de 12,4%. Para profissionais nos mesmos cargos, mas que concluíram apenas a graduação, o aumento foi de apenas 4,6%. As empresas valorizam profissionais que investem na carreira e os recompensam por isso.

A especialização também permite que você se prepare para atividades nas quais não possui experiência prévia. De acordo com especialistas no assunto, as empresas estão priorizando profissionais com mais conhecimentos técnicos, em detrimento de profissionais com experiência na área. É uma oportunidade para ingressar em outros campos de atuação e ter mais opções profissionais.

Networking

Entre as vantagens de fazer uma especialização, estão os relacionamentos que serão construídos durante o curso. Trata-se uma ótima oportunidade para estabelecer parcerias e criar uma rede de contatos. Futuramente, seus colegas, e até mesmo professores, podem ser de grande ajuda em uma seleção de emprego ou indicação.

Além disso, compartilhar experiências com profissionais que têm os mesmos interesses que você ou que atuam no mesmo segmento é motivador. Eles podem ajudar a pensar em novas estratégias para a sua empresa, apresentar novas ferramentas de trabalho e você também pode se mostrar útil para solucionar problemas profissionais pelos quais eles estejam passando.

Pós-graduação em Curitiba

O mercado de trabalho para quem tem especialização se diferencia em cada cidade. Em Curitiba, os setores econômicos que se destacam são de comércio e serviços, principalmente as microempresas, já que Curitiba é a cidade com mais microempreendedores individuais da região Sul do Brasil, de acordo com o ranking brasileiro da formalização de microempreendedores individuais.

Antes de escolher qual será a área de sua especialização, converse com colegas de profissão, reflita sobre suas habilidades profissionais atuais e verifique o que está em alta para a sua profissão. É importante conhecer o mercado no qual você deseja se inserir e pensar bastante em quais são os seus objetivos de carreira.

Para escolher a melhor pós-graduação em Curitiba, pesquise bastante as opções disponíveis e fique atento às exigências das empresas, é importante manter o foco no futuro da sua carreira.

Entretanto, não se esqueça de também optar um curso de seu interesse. Trabalhar com o que você realmente gosta tornará tudo mais fácil, pois faz com que você seja um profissional mais entusiasmado e produtivo!

Conheça no nosso site alguns dos cursos oferecidos e entenda as diferenças entre os tipos de pós-graduação. Escolha o melhor para a sua carreira!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *