Acesse o conteúdo

Porque um network na faculdade é tão importante? Entenda!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Porque um network na faculdade é tão importante? Entenda!

O estudo é uma parte importante de nosso desenvolvimento como parte da sociedade, já que desde pequenos sabemos que devemos preparar-nos para o futuro. Ter uma carreira de sucesso é algo almejado por todos. O que muitos não sabem é a necessidade de desenvolver o networking na faculdade, para assim garantir uma rede de contatos sólida.

Networking é uma palavra muito utilizada no mundo dos negócios para fazer referência a relação entre profissionais, que compartilham oportunidades no mercado de trabalho, informações e buscam clientes potenciais.  

Fazer network na faculdade pode te ajudar a conseguir seu primeiro emprego. As relações que são estabelecidas desde essa época  se tornam fundamentais, não só na busca de emprego, mas também para conhecer futuros sócios ou investidores. A rede criada é uma estratégia para estar sempre informado e por dentro da situação de sua área de trabalho. 

Continue lendo para saber como fazer networking na faculdade e ter seu espaço no mercado de trabalho garantido. 

Networking: como funciona

Conseguir um bom emprego não é uma tarefa fácil. A diferença do que se pensa, ter uma boa graduação e falar vários idiomas não é garantia para conseguir o trabalho dos sonhos. No entanto, existem diversas formas de construir um futuro promissor durante a graduação, e uma delas é fazendo networking durante a faculdade.

O  networking é algo simples e que traz muitas vantagens. Resumidamente, é a rede de contatos de sua área de atuação, sejam professores, colegas de estudos, e outros profissionais que  já atuam na área. A ideia de “Quem é visto, é lembrado” se faz presente aqui, pois é necessário ser ativo, socializador e demonstrar suas competências e habilidades.  

Veja também:

Como começar um networking? 

O primeiro passo para quem não sabe por onde começar é participar de eventos organizados pela própria faculdade para networking. Feiras, palestras e congressos permitem que quem está começando tenha contato com pessoas experientes na área de profissão. Na Universidade Tuiuti, sempre realizamos diversos eventos para unir nossos estudantes com profissionais experientes.

Você pode se expandir e começar a procurar profissionais destacados nas redes sociais, compartilhar experiências em grupos de Facebook e acompanhar carreiras de sucesso e oportunidades pelo Linkedin. Para potencializar e melhorar a sua rede de contatos desde a sua graduação, siga estas 6 dicas:

Autoconhecimento 

Entender quais são suas habilidades e em quais áreas você precisa se capacitar e melhorar, norteará a sua busca de contatos. Através de um networking, você adquire novos conhecimentos, por isso busque pessoas ativas, que sejam parte fundamental para um fim. 

Primeira impressão

Como já diz o ditado “A primeira impressão é a que fica”, esteja preparado, mostre que você está confiante e acredita no que fala, crie um discurso que faça com que as pessoas se interessem por você e pelas suas metas. Sempre leve em conta a forma de se dirigir às pessoas, de acordo ao seu cargo, sua área de atuação, e o tempo que dispõem, sempre com o objetivo de conseguir manter uma conversação ou promover um segundo encontro. 

Seja o contato de seus contatos

Tenha iniciativa ao ponderar tudo que pode aportar à sua rede de contatos. Não se trata somente de pedir, e sim entregar também, estabelecendo colaboração entre todos os participantes de seu networking. 

Seus companheiros de estudo hoje, serão seus colegas de trabalho no futuro e até concorrentes a uma vaga de emprego. É importante que você tenha uma boa relação com todos, assim, eles te terão em conta para novos projetos e ideias.    

Abra seus horizontes

Analise quais são as pessoas que você precisa ao seu lado: lógicas, criativas, eficientes. A ideia é que você reconheça o que é necessário para inovar. Busque novos conhecimentos, novas experiências. 

Seja sociável

Ser empático é muito importante. Isso terá influência direta com os objetivos que você quer alcançar. Auxiliar seus colegas de graduação, buscar ter um ambiente harmonioso. Independente de onde você se encontre, boas atitudes atraem pessoas até você.  

Na faculdade, muitas vezes os professores pedem para realizar atividades em grupo. Esse é o momento para mostrar como você se dá bem trabalhando em equipe, seja como parte ativa ou até mesmo liderando, demonstrando aos seus colegas que você é uma pessoa séria e de confiança. 

Use as redes sociais

As redes sociais são o meio pelo qual nos comunicamos nos dias atuais. Essas plataformas permitem compartilhar interesses e postar comentários sobre assuntos de seu interesse. Procure organizar debates e grupos de discussão para demonstrar sua proatividade em sua futura profissão.

Vantagens ao ter networking

Dedicar seu tempo, conhecimentos e recursos em um networking é um investimento em você mesmo e no seu futuro. Ao ter contato com profissionais que já atuam na área, você adquire novos conhecimentos. Além disso, alguém bem colocado no mercado de trabalho pode te indicar ao seu novo emprego. 

Ter uma rede de contatos também auxilia a você, em seu trabalho, pois conhece bons profissionais que podem te apoiar em sua empresa ou projeto. Fazer novos amigos e manter contato nunca é demais. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como começar sua carreira, não deixe de ler o e-book que preparamos: A sutil arte de ser desejado pelas empresas: um guia para iniciantes e aprenda a ser desejado pelas empresas, mesmo sem ter um currículo com experiência.

E lembre-se de realizar sua graduação em uma faculdade que se preocupe com seu futuro, que incentive o networking e te entregue as ferramentas necessárias para uma carreira de sucesso!

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *