Pós-graduação em Direito Tributário é uma das mais promissoras

Pós-graduação em Direito Tributário é uma das mais promissoras

O bacharel em Direito tem diversas possibilidades de atuação profissional à sua disposição. Independentemente da área que deseja seguir, é necessário investir em uma pós-graduação para obter os conhecimentos específicos necessários.

Por que fazer pós-graduação em Direito Tributário?

Quantas vezes você ouviu falar sobre a Reforma Trabalhista nos últimos meses? E o debate sobre a taxação de grandes fortunas? Será que em algum momento vamos realmente entender como funciona a inflação?

Diante de tantas mudanças importantes na realidade econômica dos brasileiros, cresce a necessidade por profissionais dispostos a lidar com esses temas. Você pode ser essa pessoa!

A pós-graduação em Direito Tributário capacita o advogado nos aspectos teóricos e legais da profissão. Após terminar o curso, você pode trabalhar como advogado societário, responsável por lidar com questões relativas ao mundo corporativo, como constituir e dissolver sociedades.

Também é possível atuar como advogado tributário, responsável por lidar com processos judiciais e administrativos que envolvam o cumprimento (ou não) das obrigações tributárias.

Com o mercado de trabalho aquecido, o profissional tributarista pode esperar uma remuneração generosa. Segundo a empresa de Recursos Humanos Robert Half, a média salarial para advogados juniores em uma empresa de pequeno porte na área de Direito Tributário é de R$ 3.000 a R$ 5.000.

Se você está buscando um diferencial no currículo para se manter competitivo no mercado de trabalho, esta é a hora de investir em uma especialização!

O que eu aprendo na pós-graduação em Direito Tributário?

Com duração aproximada de 15 meses, a especialização em Direito Tributário é dividida em 14 módulos. Em cada um deles, você aprofunda os seus conhecimentos sobre os tópicos fundamentais do tema, além de ser colocado em contato com questões e debates atuais.

No primeiro e segundo módulos, você adquire a base teórica e legal sobre o sistema tributário. Com esse conteúdo sedimentado, o terceiro e quarto módulos introduzem aspectos específicos dos tributos, como suas características e classificação.

Entre as disciplinas do quinto módulo, destaca-se Sujeitos da Obrigação Tributária. Aqui você aprende quem, como e quanto cada tipo de pessoa ou organização precisa contribuir.

No sexto, sétimo e oitavo módulos, o foco é o Crédito Tributário. Você estuda o conceito, a aplicabilidade, casos de exclusão e extinção. Do módulo 9 ao 12, a ênfase é dada aos tributos públicos em seus diferentes níveis: federal, estadual, distrital e municipal. Você aprende os direitos e deveres por trás das receitas públicas.

No módulo 13, você aprende o que fazer quando há um processo envolvendo tributos. No último módulo, você se dedica ao aprendizado da Metodologia Científica. Isso o ajudará a produzir seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Fiz pós-graduação em Direito Tributário. Com o que eu posso trabalhar?

O ambiente de trabalho do advogado com pós-graduação em Direito Tributário é predominantemente corporativo.

Você pode atuar como consultor para empresas privadas. Geralmente, seu objetivo é traçar estratégias para aliviar os encargos e indicar as consequências fiscais das transações financeiras.

No setor público, o cargo de analista tributário é um dos mais importantes. Você é responsável por fazer declarações fiscais, cuidar do cálculo de diferentes impostos e fiscalizar o cumprimento da legislação.

Também é possível trabalhar como autônomo, seja em empresas de auditorias ou na área trabalhista e previdenciária.

No primeiro caso, você fiscaliza se as organizações estão cumprindo suas obrigações financeiras e se as transações estão sendo realizadas legalmente. No segundo caso, você pode orientar as pessoas sobre seus direitos enquanto trabalhadores, explicar questões como contribuição sindical e aposentadoria.

Gostou desse post? Que tal saber mais a respeito da pós-graduação em Direito Tributário da Universidade Tuiuti?

Nova call-to-action